quarta-feira, 31 de agosto de 2016

31 de agosto – Dia do Nutricionista

A data de 31 de agosto é dedicada ao Dia do Nutricionista, profissional responsável por planejar programas de alimentação. Uma especialista fala sobre os desafios dessa profissão na era “fitness” e com tantas informações disponíveis na internet.


Em tempos da “moda fitness”, buscar a saúde, o equilíbrio e estar bem consigo mesmo é fundamental. Na corrida pelo corpo perfeito, os nutricionistas estão sendo cada vez mais requisitados. O nutricionista é capaz de auxiliar e orientar qualquer indivíduo através dos seus conhecimentos sobre os alimentos e suas interações com o corpo. Através da alimentação, pode-se prevenir e tratar determinadas patologias ou qualquer outro objetivo que o indivíduo possua, promovendo a alimentação saudável, equilibrada e acessível, ajudando a criar hábitos que perdurarão para a toda vida.

Patrícia Ansaloni, nutricionista clínica, afirma que o conceito de corpo perfeito é muito subjetivo. “Cada pessoa possui um conceito sobre isso. Você deve mudar seu pensamento em relação à sua alimentação e ao seu corpo. O ideal é você buscar estar bem, saudável e feliz, respeitando a sua individualidade. Ninguém é igual a ninguém e por isso somos tão especiais. Cuidar de si mesmo é para todos”.

Com tantas dietas disponíveis na internet, a especialista chama a atenção para o cuidado ao buscar informações sobre alimentação saudável. “Acredito que a informação tem um papel fundamental na construção de pensamentos e hábitos, inclusive os alimentares. A questão é onde as pessoas, hoje, estão buscando estas informações. É preciso sermos mais cautelosos e críticos. Não se deve acreditar em tudo que se lê, é necessário buscar a fonte da informação, estudar muito e orientar-se com quem realmente tem conhecimento para confirmar ou desmistificar determinada informação. A ciência muda o tempo todo” afirma.

Pensando assim, Patrícia explica que uma dieta precisa ser personalizada, respeitando a individualidade bioquímica e fisiológica de cada pessoa, além dos hábitos alimentares, crenças e contexto sócio cultural. “A dieta é exclusiva. Dieta de amigos, familiares e de internet não servem para serem usadas. Deve-se considerar o máximo de características do indivíduo, como por exemplo: idade, atividades diárias e horários, preferências alimentares, aversão a alimentos, alergias e intolerâncias alimentares, uso de medicamentos, doenças atuais e no histórico familiar, prática de atividade física, frequência de consumo de determinados alimentos, dentre outros” conclui.

Os desafios da nutrição

Toda profissão tem suas limitações e dificuldades, mas aos poucos a nutrição tem se tornado mais forte e ganhando mais espaço no mercado, já que as pessoas estão se conscientizando e reconhecendo a importância da alimentação. “O que eu vejo hoje como dificuldade são as pessoas que não são nutricionistas ditando regras e verdades absolutas sobre alimentação sem o menor embasamento científico, além de uma grande promoção do consumo de remédios, cápsulas, etc. Têm-se perdido o gosto e o prazer em comer comida de verdade. Mas com todas as dificuldades, eu ainda acredito que a Nutrição é uma profissão maravilhosa, e que ser Nutricionista vai além de prescrever dietas”, declarou Patrícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário