quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Homens e mulheres e o jogo da sedução

Quem deve tomar a iniciativa no jogo da sedução? Será que essa função é só dos homens? 52% das mulheres admitiram tomar frente, em redes sociais e mesmo pessoalmente.

Segundo os dicionários, sedução "é a capacidade de encantar o outro com fins de atingir determinados objetivos". Esse significado encontra-se presente e difundido na engrenagem que movimenta as pessoas em suas relações e principalmente no sistema capitalista, onde o combustível é o consumo. Mas, se você pensou em responder que esse papel cabe exclusivamente ao homem, está na hora de rever seus conceitos. Pesquisas revelam que as mulheres estão longe do padrão “moças de boa família que esperam sentadas”. Do universo pesquisado 52% das mulheres afirmaram tomar a frente se estiverem interessadas em alguém.

De acordo com a sexóloga e psicóloga, Eustáquia Fonseca, ainda existem alguns tabus em relação às mulheres enquanto sedutoras. “Elas consomem bastante quando se trata de lingeries e acessórios sensuais, roupas bonitas, tratamentos de beleza, dentre outras aquisições. As mulheres, em geral, têm buscado com mais frequência satisfazer os próprios desejos e atualmente estão mais abertas ao assunto”.

Mas, a especialista garante que a sedução não está relacionada apenas a atitudes, roupas ou acessórios provocantes. “Ela está presente o tempo todo em nosso cotidiano. “Todo ser humano tem a capacidade de seduzir, mas para isso é fundamental estar de bem consigo mesmo e respeitar as suas características e a do outro que está sendo seduzido. Não há uma regra ou um comportamento universal, que tenha efeito de sedução para todas as pessoas. O que parece sedutor para uma determinada pessoa pode ter efeito contrário em outra, de personalidade diferente”.

Diferenças entre homens e mulheres

Se compararmos a forma de sedução entre homens e mulheres, a sexóloga explica que no passado existia bem compartimentado o jeito de seduzir de um homem e o jeito específico da mulher, mas atualmente os paradigmas mudaram e as mulheres ganharam mais espaço. “Desejar fazer sexo é natural e humano em homens e mulheres, e elas estão avançando bastante quanto à sedução amorosa e sexual, manifestando esse desejo ao homem”.  

Sônia ressalta ainda que existem pessoas naturalmente mais sedutoras e outras menos, mas que o diferencial são os meios utilizados para atingir o objetivo almejado. “Nessa fronteira, existe uma tênue e invisível linha divisória que separa a sedução velada da sedução transparente. A sedução masculina sempre foi mais explícita que a da mulher, no entanto estamos vendo a cada dia a conquista gradativa da mulher”.

Por isso, a psicóloga dá dicas para homens e mulheres aumentarem a capacidade de sedução. “Observar se as virtudes principais estão em dia, como por exemplo, a polidez, temperança, gratidão, humildade, simplicidade, doçura, dentre outras. Desenvolver principalmente a boa-fé e a capacidade de amor. Não adianta abordar ninguém com alguma técnica se ela “soar” falsa e não corresponder coerentemente com a sua conduta comum do dia a dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário