segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Parar de fumar engorda?

Especialista esclarece uma dúvida e um medo comum de quem tem o hábito de fumar se ao parar com o vício irá ganhar peso.


A próxima segunda-feira, dia 29 de agosto é dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo um relatório, de 2015, da agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco aproximadamente a cada seis segundos, o equivalente a cerca de 6 milhões de pessoas por ano. Sendo que a estimativa é que esse número aumente para mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030. Uma das preocupações que dificulta o fumante a abandonar o vício é o medo de ganhar peso após a cessação do tabagismo. Mas, será que isso é verdade ou um mito?

O endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e tratamentos para a obesidade, explica que o paciente, às vezes, devido à ausência da nicotina fica ansioso passando a comer mais e com isso ganho peso. “Fumantes costumam falecer mais cedo e mais magros. Também é comum ver pessoas que engordaram após largar o cigarro ou que dizem continuar a fumar para não ganhar peso. Fumar não implica em emagrecer, mas muitas pessoas dizem que não param de fumar por medo de ganhar peso”.

O médico conta que já há estudos que levantam a possibilidade de desenvolver tratamentos com base na nicotina para ajudar pessoas a pararem de fumar e, ao mesmo tempo, evitar a obesidade, além de outros distúrbios. “Pesquisadores descobriram que a nicotina ativa um conjunto específico de circuitos nervosos centrais e que aumentam sua atividade, ou seja, a nicotina ativa células que sinalizam ao corpo que o indivíduo já comeu o suficiente”, esclareceu.

Malefícios x benefícios

O especialista ressalta que os malefícios do cigarro para o corpo são muitos, com o aparecimento de diversas doenças desde um infarto a cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e outros. Para que o ex-fumante não tenha medo de começar a ganhar a peso depois que abandonar o cigarro, ele recomenda um acompanhamento nutricional e até mesmo psicológico, caso seja necessário.

Mas, por outro lado, os benefícios que o organismo ganha quando uma pessoa para de fumar são inúmeros. “Após um ano sem fumar, o risco de uma doença cardíaca cai pela metade. Após cinco anos diminuem as chances de uma úlcera ou câncer de pulmão em 50% e o risco de ter um derrame é igual ao de uma pessoa não fumante. 15 anos depois sem fumar, a possibilidade de sofrer um infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou e outras doenças também chegam a esse patamar”, garante Sander.

Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva Alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação
Letra Comunicação e Marketing
(31) 3564-7990 ou 8429-7565




Nenhum comentário:

Postar um comentário