segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Saiba como aliviar os sintomas das varizes durante a gravidez

A sensação de peso, cansaço e queimação nas pernas é uma queixa comum no período gestacional. Mas, existem algumas medidas simples que podem atenuar esse desconforto.


A gravidez é um momento mágico e especial na vida de muitas mulheres. Mas, a gestação também é um fator de risco para o surgimento de varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que incomodam muita gente. Segundo a angiologista Juliana Biagioni, especialista em cirurgia vascular, quem já tem predisposição a ter varizes, sofre ainda mais nesse período. “Durante a gestação, existe uma pressão maior do útero (em crescimento) sobre as veias pélvicas e consequentemente sobre as pernas, o que ocasiona o aparecimento das varizes, que ficam cada vez mais evidentes à medida que o bebê cresce dentro da barriga.

A especialista acrescenta que as famosas “veias azuladas”, com um aspecto mais inchado também são comuns nesse período por causa do grau elevado nos níveis de progesterona. Mas, que em geral, elas não causam dor. Ela completa que quanto maior o número de gestações, maior o risco de se apresentar varizes. “A tendência é que elas melhorem após o nascimento do bebê, mas cada caso é um caso e por isso é necessária a avaliação médica.

Juliana afirma não ser possível impedir o aparecimento das varizes, mas garante que existem formas de tentar minimizá-las. Veja as dicas da especialista:

- É importante evitar permanecer muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé. Lembre-se de, a cada 1 hora e meia, mais ou menos, caminhe um pouco para descongestionar as pernas;

- Evite ficar muito tempo com as pernas cruzadas ou dobradas e, sempre que possível, eleve seus membros inferiores;

- Use sapatos bem confortáveis. Sapatos altos não são causadores de varizes, mas causam muita dor nas pernas. O mesmo ocorre com sapatos sem salto algum ou rasteirinhas e chinelos. O ideal é usar um sapato com um pequeno salto, tênis com amortecedores ou colocar palmilhas de silicone na região dos calcanhares.

- Faça uma atividade física, de preferência sem impacto, como por exemplo, caminhadas, hidroginástica ou bicicleta.

- Ao final do dia, se começar a sentir as pernas pesadas, deite-se com as pernas elevadas e coloque compressas frias sobre as pernas.

- Utilize meias compressivas (prescritas pelo Cirurgião Vascular) a partir do segundo mês de gestação. Coloque-as pela manhã e retire ao final do dia. O uso da meia de compressão ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, o retorno venoso e diminuem a agressividade dos fatores que aumentam as varizes;


“Siga as dicas conforme orientado e, se os sintomas permanecerem ou surgirem novos sinais e sintomas, não tenha dúvidas: procure seu Cirurgião Vascular para uma avaliação”, ressaltou a angiologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário