sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Os benefícios do coaching esportivo para atletas e amadores

Quem pensa que um atleta só precisa de um bom condicionamento físico, está enganado! Saber lidar com a pressão, com frustrações e lesões, cumprir metas e alcançar objetivos está muito além do preparo corporal.


Rafaela Silva, ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 conseguiu mudar o rumo da sua carreira com a ajuda de uma coach esportiva. Depois de ter sido eliminada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, logo na segunda luta, desclassificada por um golpe irregular de mão, o trabalho de motivação e autoconfiança trouxe resultados.

Trabalhar a mente, concentração, autoconfiança e motivação, por exemplo, são fundamentais para o desenvolvimento esportivo. Quem souber administrar melhor essas questões, além do preparo técnico, sairá na frente em qualquer competição. Um coach pode auxiliar a otimizar o rendimento em treinos, potencializar e desenvolver as habilidades psicológicas e cognitivas como concentração, ansiedade, automotivação, resiliência e enfrentamento de estresse, por exemplo. Para isso é preciso preparar uma rotina e saber lidar com ela, além de avaliar os pontos fracos e fortes, para melhorar o rendimento e gerar um bem estar em qualquer situação cotidiana.

Tuka Moreira, master coach e analista comportamental explica que o coaching nos esportes desenvolve atletas para um alto desempenho na sua modalidade. “Os atletas precisam estar psicologicamente preparados para todos os cenários. Das 42 modalidades apresentadas nas Olimpíadas do Rio, por exemplo, uns precisam trabalhar a concentração, como no tiro, outros têm que desenvolver a reação, como nas lutas. Todo o trabalho é personalizado, mas em todos eles o primordial é trabalhar a mente. O coach conduzirá o atleta a ter foco total em seu treinamento e foco nos seus objetivos micro e macro. O trabalho é realizado de forma diferente, dependendo da modalidade do esportista”.

Benefícios e a importância de um trabalho multidisciplinar

Esse tipo de acompanhamento traz inúmeros benefícios, um deles é a eliminação dos entraves emocionais e o diálogo interno que imobiliza o desempenho do atleta como, por exemplo, os sabotadores internos e externos. “O coaching esportivo ajuda também o atleta a lidar com o sucesso e equilíbrio de vida após o deslanchar da carreira, fama e dinheiro. Assim como traz automotivação para o esportista, mesmo após grandes frustrações. Rafaela Silva, só não desistiu de seguir em frente porque recebeu o apoio do coach durante a jornada. Ela chegou a desistir de lutar após a derrota em Londres, onde também sofreu injúria racial” afirmou Tuka.

A especialista explica ainda que para potencializar os resultados do atleta é fundamental estabelecer uma parceria entre o coach e o seu treinador físico. “O envolvimento de uma equipe multidisciplinar como psicólogos, nutrólogos, fisioterapeutas e o próprio treinador físico é ideal. O coach contribui no processo procurando desenvolver no coachee (atleta) competências sociais e emocionais, além de potencializar as suas habilidades com treinamentos focados na mente e em ações comportamentais do seu dia-a-dia, quando serão trabalhados por esses outros profissionais”.

Segundo Tuka Moreira, independentemente de ser coaching esportivo a metodologia pode ser aplicada em qualquer idade, uma vez que o profissional capacitado possui ferramentas para conduzir o processo centrado em aspectos emocionais e cognitivos que envolvem o desempenho na vida pessoal e profissional. “Qualquer pessoa que queira se desenvolver, em qualquer área da vida e em qualquer fase, pode contar com o apoio de um coach” conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário