quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Felicidade melhora desempenho pessoal e profissional

Especialista explica a relação entre estado emocional e performance profissional


Pesquisas revolucionárias em Harvard, desenvolvidas por décadas, nos campos da psicologia positiva e da neurociência, comprovaram que a relação entre o sucesso e a felicidade é contrária do que se costuma acreditar. Os estudiosos chegaram a conclusão de que a felicidade precede o sucesso. Quando estamos felizes, com pensamentos positivos, somos mais eficientes, resilientes, motivados, criativos, produtivos e, consequentemente, temos mais sucesso. A felicidade é o centro e o sucesso gira em torno dela. Pessoas felizes têm melhores desempenhos em todas as áreas da vida como trabalho, casamento, saúde e amizades. Nosso desempenho profissional pode ser afetado por questões pessoais e vice-versa. 

Existem algumas maneiras de elevar o seu estado de espírito e colocá-lo em uma condição mais positiva. Regiane Moreira, coach e analista comportamental na empresa Irmãs Coaches, em Belo Horizonte, dá dicas sobre o assunto. 

Mas, afinal, o que é felicidade?

Quantas vezes você já ouviu que é preciso se empenhar para ter sucesso e, só depois, ser feliz? O “se” faz parte na nossa vida de uma forma muito intensa e ficamos dependentes dele até para nos sentir realizados. “Se eu conseguir a promoção no trabalho serei feliz”, “seu eu perder 5 kg serei feliz”, “se eu me casar serei feliz”. Quantas vezes você já pensou agir diferente? Ser feliz independente de qualquer coisa?

A felicidade é definida por cientistas como a experiência de emoções positivas. Dentre as mais comuns estão: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, divertimento, inspiração e amor. A felicidade implica em um estado de espírito positivo no presente e uma perspectiva positiva para o futuro. Dito isso: 

1) Mude seu jeito de pensar – Seu cérebro é como um computador e pode ser reconfigurado. Tire o foco do negativo e passe a se concentrar nos pensamentos e atitudes positivas. Eles expandem o número de possibilidades que processamos fazendo sermos mais ponderados, criativos e abertos a novas ideias. Emoções positivas inundam o nosso cérebro com dopamina e serotonina, substâncias químicas que não apenas fazem nos sentir bem como também sintonizam os centros de aprendizado do cérebro em um patamar mais elevado. Nos tornamos mais rápidos, criativos, habilidosos e espertos para resolver problemas, além de termos muito mais foco.

2) Um passo de cada vez – Concentre-se em metas menores de cada vez, que despendem menos energia, e em breve estará prestes a realizar grandes feitos. 

3) Antecipe recompensas – Crie o hábito de pensar sobre coisas boas para acionar os centros de prazer do seu cérebro. Pode ser na programação do fim de semana, do filme que você vai assistir hoje à noite, ou até mesmo das férias programadas para o próximo ano.

4) Faça atividade física – Além de liberar substâncias químicas indutoras do prazer, os exercícios regulares podem melhorar o nosso humor e desempenho no trabalho. Ficamos mais motivados, menos estressados e ansiosos. 

5) Tire um tempo só para você – Separe um momento do dia, pelo menos 5 minutos, para relaxar, sentir sua respiração e descansar sua mente. A meditação pode reconfigurar permanentemente o cérebro para elevar os níveis de felicidade e reduzir o estresse.

6) Seja grato – Faça uma lista do que já conquistou e realizou em sua vida, bens materiais e relacionamentos, e seja grato por tudo. A neurociência explica que ao gerarmos sentimento de gratidão em nossos pensamentos, passamos a ativar o sistema de recompensa do cérebro que é responsável pela sensação de bem estar e prazer. 
“É importante ter consciência que muitos dos nos nossos pensamentos são crenças que nos impedem de alavancar nossos resultados. Esteja certo disso e saiba que você pode ser feliz independentemente das circunstâncias”, destacou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário