terça-feira, 2 de agosto de 2016

Cansaço excessivo pode ser causado por problemas hormonais

Conheça as causas e saiba como tratar esse problema para voltar a ter disposição e energia para as atividades do dia-a-dia.


Ele pode chegar de mansinho, se instalando vagarosamente, uma sensação de fadiga, moleza e falta de energia, até mesmo para executar as pequenas atividades cotidianas. Mas será que é isso normal? Com a correria do dia-a-dia muitos atribuem essa sensação de cansaço extremo a noites mal dormidas e ao estresse, situações de desânimo que geram um impacto profundo nas atividades sociais e na produtividade profissional, tornando-se hoje uma das principais queixas dos consultórios médicos. No entanto, existem outros fatores que podem e devem ser considerados, como os desequilíbrios hormonais.

O dermatologista Paulo Antônio Júnior, especialista em modulação hormonal, explica que com os altos níveis de estresse que as pessoas vivem atualmente, esses distúrbios hormonais são notados em homens e mulheres, já a partir dos 20 anos. “As principais causas para problemas hormonais são devido ao uso prolongado de anticoncepcionais, maus hábitos alimentares, sedentarismo e o estresse. E as conseqüências para a saúde e o corpo são o ganho de peso e envelhecimento precoce, principalmente”.

De acordo com o especialista, o principal hormônio responsável por fornecer energia e disposição para o nosso corpo é o Cortisol. “Sua deficiência pode ocasionar compulsões alimentares por doces e açúcares, gerando o ganho de peso. Além disso, os hormônios responsáveis pelo desejo sexual como a testosterona, estrógeno, progesterona e o da tireóide também possuem uma importante influência para a disposição do corpo no dia-a-dia e libido”, disse.


Caso alguns desses sintomas sejam observados, o médico ressalta a importância de buscar a ajuda de um especialista. “Além de uma consulta clínica e uma análise bastante criteriosa, são realizados exames de dosagens hormonais no sangue, na saliva e de imagens. A partir dos resultados é feito um tratamento para repor os hormônios que estiverem baixos para que fiquem normalizados. Depois disso é feito um monitoramento a cada ano ou de seis em seis meses para avaliá-los”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário