quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Entenda as diferentes causas das dores nas pernas

Além de ser uma das principais causas de reclamações de pacientes nos consultórios médicos, as dores nas pernas podem atingir, inclusive, crianças e ser um sinal de doenças infecciosas e até mesmo oncológicas.

Quando você sente dor é sinal de que alguma coisa está errada no seu corpo. Por isso, é preciso estar atento aos sinais e isso não é diferente em relação às dores nas pernas. Segundo a angiologista e cirurgiã vascular, Juliana Biagioni, que atua na Clínica da Pele e Clínica Venice, em Belo Horizonte, a dor nas pernas pode indicar problemas de circulação. “Problemas circulatórios acometem pessoas de todas as faixas etárias e de ambos os sexos, por diversos motivos. Infelizmente, o diagnóstico nem sempre é preciso e inúmeros são os tratamentos e as causas. Portanto, é essencial que, surgindo dor nas pernas ou em apenas uma delas, um médico seja consultado, pois nem sempre a situação clínica é tão simples como parece”. 

A especialista ressalta que as crianças também estão suscetíveis a esse problema, principalmente entre os 5 e 10 anos de idade. “Alguns justificam a dor nessa idade em virtude da fase de crescimento, mas é importante um diagnóstico médico para evitar problemas futuros. Doenças infecciosas e até mesmo oncológicas podem se manifestar com dor nas pernas. Por isso, todo cuidado é fundamental. Quanto mais cedo um diagnóstico, mais eficaz se torna o tratamento”, garantiu Juliana.

Um fator importante e Columbia que pode causar as dores nas pernas são as varizes. “As varizes ocasionam o estagnamento de sangue nas pernas, o que acaba causando dor, sensação de peso, cansaço, queimação e edema. Elas podem acometer pessoas de qualquer faixa etária, sendo que, aos 50 anos de idade, quase metade da população feminina apresenta essa comorbidade. As mulheres têm uma maior probabilidade do que os homens, o que aumenta também se um membro da família tiver o mesmo problema” explicou a médica. Ela completa que permanecer muitas horas em pé ou sentado, além de carregar muito peso são outros fatores que contribuem para o surgimento ou agravo dessas comorbidades.


Veja algumas dicas da especialista para prevenir os problemas que causam dores nas pernas:

  • Evite o sedentarismo, realizando uma atividade física sempre, de preferência uma atividade física aeróbica;
  • Evitar permanecer mais de 1h30 parado em pé ou sentado;
  • Alimentar-se bem evitando o excesso de peso;
  • Consultar o Cirurgião Vascular ao perceber qualquer sinal ou sintoma como dor, sensação de peso, cansaço ou inchaço nas pernas e seguir as orientações médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário