segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Saiba como identificar os pensamentos sabotadores

27 de agosto é dedicado ao Dia do Psicólogo e entre as suas áreas de atuação encontra-se a terapia cognitiva, que ajuda no tratamento da obesidade, já que um dos principais obstáculos no processo de emagrecimento é o pensamento.

No próximo dia 27 de agosto comemora-se o Dia do Psicólogo e entre as áreas de atuação dessa especialista encontra-se a Terapia Cognitiva, que ajuda no tratamento do emagrecimento. A obesidade atualmente é um problema de saúde pública que cresce a cada dia.Um dos principais obstáculos no processo de perda de peso é o modo como a pessoa pensa à respeito da alimentação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) a permissividade e o merecimento são as que mais prejudicam a perda de peso.Pensamentos como: “Só hoje não fará diferença”, “É final de semana”, ”Eu mereço comer por que...”, são algumas das desculpas usadas para justificar comportamentos alimentares controversos.

A psicóloga Keila Calil, que atua na Clínica Arquitetura do Pensar, em Belo Horizonte, explica que os chamados “pensamentos sabotadores” são formas de compreender e filtrar as informações que nos cercam, porém de maneira disfuncional. “De forma espontânea eles surgem e fazem sentido num primeiro momento, então acreditamos sem questionar, mas depois os analisando melhor,entendemos que nada mais são que desculpas para não cuidarmos de nos mesmos. Em relação à comida, são justificativas para o comportamento de comer de forma errada”.

Esses pensamentos surgem quando a pessoa faz uma interpretação equivocada e não realista daquilo que percebeu. Diante de algum estimulo o pensamento pode surgir, como um cheiro de bolo, ficar em jejum muito tempo, ver uma vitrine de doces e etc. “Temos vários pensamentos sabotadores já identificados, porém no caso da relação com a comida os mais comuns são: hoje foi um dia difícil eu mereço comer... estou tão cansada, desanimada...já que estou emagrecendo posso me permitir... é final de semana/feriado/férias... ah, mais eu gosto tanto… não tive com recusar...emagrecer é difícil, não dá certo para mim...posso comer só um pouquinho, é tão gostoso... já que comi errado vou abandonar a dieta”, citou a especialista.

Diferença entre a fome e a vontade de comer

A psicóloga esclarece ainda a diferença entre fome vontade de comer: “Fome é uma reação fisiológica à privação de alimentos. Já a vontade de comer é uma reação psicológica ao desejo de comer. Não é uma necessidade, é uma ideia de necessidade não realista”. Ela garante que esses tipos de pensamentos podem minar a autoconfiança e acabar com qualquer esforço já feito para perder peso. Além disso, aumentam o estresse. “Uma pesquisa feita na Universidade de Zurique, na Suíça, demonstrou que o estresse pode sabotar a mudança de hábito alimentar fazendo com que o cérebro interprete que a recompensa dada pelo alimento (comida saborosa, porém não saudável) é melhor do que a intenção de comer de forma saudável” completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário