quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Câncer é a mais comum e freqüente doença de pele

No Dia Nacional da Saúde, uma dermatologista explica as causas, sintomas e formas de tratamento das principais doenças de pele, principalmente, o câncer.


5 de agosto é dedicado ao Dia Nacional da Saúde, uma data importante para promover a conscientização sobre a importância dos cuidados que cada um deve ter com o corpo, principalmente com a pele, já que é o nosso maior órgão. A dermatologista Adriana Biagioni explica que as doenças de pele variam um pouco de acordo com a idade, mas afirma que o câncer de pele é a mais freqüente e comum entre elas. “Podemos citar também entre as principais doenças de pele as dermatites, acnes e infecções por bactérias, fungos e vírus, como o herpes”.

De acordo com a especialista, o câncer de pele tem vários tipos, dependendo da célula de origem. Mas, um dos mais comuns tem relação com a exposição solar, particularmente com a exposição na infância e adolescência, já que tomamos mais sol até os 20 anos de idade. “O câncer de pele pode se manifestar de diversas formas: uma bolinha que cresce lentamente, uma ferida que não cicatriza, uma placa avermelhada com discreta descamação, uma pinta diferente que surge ou mesmo uma pinta antiga que apresenta alterações em sua coloração, tamanho ou forma”, citou.

O câncer de pele tem tratamentos variados, indo desde a crioterapia até a remoção cirúrgica, de acordo som casa tipo, segundo a médica. Por isso, ela ressalta que o ideal é começar os cuidados na infância, principalmente, reforçando o uso do protetor solar como prevenção. “A visita ao dermatologista deve ser anual, a não ser que haja algum problema de pele, quando as consultas devem ser mais frequentes. É importante procurar um especialista, pois as doenças de pele podem ser muito semelhantes entre si, e, às vezes, são pequenos detalhes que auxiliam no diagnóstico diferencial”.

Outras doenças de pele

Em relação ao surgimento das demais doenças de pele já citadas, a orientação da dermatologista é evitar a automedicação para agravamento dos quadros. Por isso, conheça as causas, sintomas e formas de tratamento de cada uma.

Herpes Simples: é causado por vírus que acomete a inervação da pele, manifestando-se quando há uma queda da imunidade. Apresenta-se como um agrupamento de pequenas bolhas, podendo ser precedido de sensação de ardor, coceira ou mesmo dor no local. As bolhas evoluem até a formação de crostas (casquinhas) e a cicatrização. É comum a recorrência local.

Acne: sua causa é multifatorial, fruto de influência hormonal, presença de certas bactérias na pele, fatores alimentares e até mesmo genéticos. Manifesta-se com cravos e espinhas, podendo ser classificada em graus de acordo com a severidade e a extensão do acometimento. Pode evoluir com cicatrizes. Surge principalmente na adolescência, mas há também quadros de acne na vida adulta, mais comum em mulheres.

Dermatites: podem ter origens diversas, sendo as mais comuns a atópica, mais prevalente na infância, e a seborréica que, quando acomete o couro cabeludo, é vulgarmente conhecida como “caspa”. Pode acometer couro cabeludo, sobrancelhas, asas nasais e até mesmo o tórax anterior com descamação acompanhada ou não de placas e vermelhidão.

Micoses: são muito comuns nos pés, em que há condições propícias à proliferação dos fungos, como umidade e calor.


A médica afirma que ainda não há cura para o herpes simples e a dermatite seborreica, mas existem medicamentos para controlar os sintomas e as recidivas. Já para a acne, ela orienta que o tratamento é realizado de acordo com a gravidade e garante que a alimentação tem papel importante nesse caso. Além disso, ressalta mais uma vez a importância de buscar sempre um especialista a qualquer sintoma. “Não é raro a pessoa procurar o dermatologista por um motivo e descobrir, durante a consulta, algum outro problema de pele, cabelos ou unhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário