terça-feira, 30 de agosto de 2016

Aprenda a administrar melhor o tempo e seja mais produtivo

Para alguns 24 horas por dia não são mais suficientes para tantos afazeres. De acordo com uma especialista, a má gestão do tempo pode gerar a sensação de frustração, incompetência, estresse e até problemas de saúde e na família.


Você já teve a sensação que 24 horas não são suficientes para você fazer tudo o precisa ao longo do dia? Muita gente vai dormir frustrada porque encerrou o expediente de trabalho com várias pendências. Regiane Moreira, coach e analista comportamental afirma que a má gestão do tempo gera a sensação de frustração e pode até causar problemas de saúde. 

Segundo a especialista, o problema é maior em empreendedores. “Muitos acabam virando escravos da própria empresa ao assumir jornadas de, no mínimo, 14 horas por dia. Outros levam trabalho para casa e perdem momentos únicos como acompanhar o crescimento dos filhos ou saborear um jantar em família. Fora o trabalho, as demais coisas são feitas sem cuidado, de forma rápida, para que acabem logo e sobre tempo para mais trabalho” explica. 

O problema é que muitas pessoas só percebem que algo está errado quando adoecem, quando a esposa ou o marido pedem o divórcio ou mesmo quando entram em depressão. Para evitar esses extremos, Regiane dá algumas dicas que podem ajudar na administração do tempo de forma inteligente:

1) Planejamento estratégico: Crie o hábito de fazer uma lista com as prioridades da semana e coloque sempre algo desafiador, uma tarefa nova, que possa te motivar na busca por melhores resultados. Também vale fazer a lista das ações do dia seguinte, para não perder o foco e o tempo com coisas desnecessárias. A cada tarefa cumprida, risque-a do papel ou do seu aplicativo do celular, para ter a sensação que o seu dia está sendo produtivo. É fundamental começar fazendo as coisas importantes, que te trarão mais resultados. 

2) Cuidado com o ambiente virtual! Muitos empresários têm o hábito de ficar com a tela do computador aberta no e-mail e, a cada nova mensagem que chega, para o que está fazendo para respondê-la. Esse é um grande erro porque vai “comendo” frações do seu tempo ao longo do dia. Se você notar que a resposta do email vai precisar de mais de três parágrafos, é melhor ligar e conversar com a pessoa. Escolha dois ou três momentos do dia para checar as mensagens. Avise à sua equipe que para assuntos urgentes devem ligar para você ou ir até a sua sala. A regra vale também para checar as redes sociais e whatsapp, por exemplo. 

3) Perca o controle! Saber delegar é um dos quesitos mais importantes para qualquer líder, mas muitos têm dificuldades de abrir mão do controle e preferem assumir tarefas operacionais, que outras pessoas poderiam estar desempenhando. Comece a perder o controle aos poucos. Escolha apenas uma tarefa que pode ser repassada a um colaborador e coloque no lugar alguma função mais estratégica, que pode alavancar a sua empresa.

4) Reuniões pontuais: Reuniões mais rápidas costumam surtir um bom efeito e melhora a produtividade. Estabeleça os dias e horários fixos para que a equipe se reúna com as demandas já em mãos e conduza o encontro sem rodeios para que todos possam voltar ao posto de trabalho o quanto antes. É importante que a reunião tenha horário para começar e terminar.

5) Tire um momento para relaxar! Um bate-papo sobre o futebol do fim de semana, um cafezinho na cozinha, uma leitura sobre algo que não tem ligação com o trabalho ou uma ida ao jardim da empresa podem melhorar a sua produtividade. A nossa mente precisa de algumas pausas ao longo do dia para produzir melhor, ainda mais se a tarefa desenvolvida for longa demais.

Ela ainda chama a atenção para a integralidade e equilíbrio entre as diferentes áreas na vida. “Olhe como está sua saúde, o emocional, sua família, o relacionamento amoroso e a vida social e espiritual. Note que as demais áreas também precisam de cuidados, assim como a vida profissional. Experimente colocar algumas dessas regras em prática e veja como seu desempenho vai melhorar assim como sua qualidade de vida e então, administre melhor o seu tempo!”, sugere a coach. 

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