quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que é asma?

Saiba quais os sintomas, causas, tratamentos e como se prevenir dessa doença.

Amanhã, 21 de junho, será dedicado ao Dia Nacional de Combate a Asma e segundo dados, a asma é uma doença respiratória crônica que afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por cerca de 400.000 internações hospitalares por ano e incontáveis atendimentos ambulatoriais, principalmente nas emergências. Além de causar um grande absenteísmo no trabalho e na escola.
O clínico médico do Centro Médico Nova Lima, Dr. Paulo Santos Perroti, conta que as crianças são duas vezes mais atingidas pela asma do que os adultos. Além de pessoas alérgicas, que são mais suscetíveis a desenvolver o problema. “A asma não é uma doença hereditária, apesar de existir uma predisposição genética para a doença”.
De acordo com o médico, as crises de asma são caracterizadas normalmente por chieira, falta de ar, tosse seca e desconforto torácico ("aperto no peito"), podendo causar grande sofrimento. Além disso, elas predominam à noite e no início da manhã. “As principais causas são fumaça de cigarro, cheiros fortes como perfumes, produtos de limpeza, alergênicos como pólen, ácaros, mofo, mudanças de temperatura, ar frio. E também alguns medicamentos como: aspirina”, explicou.
Já o diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas que surgem de maneira repetida e que são citados pelo paciente, além do exame físico e de testes complementares. “A asma é uma doença crônica, que não tem cura. O objetivo do tratamento é controlar a doença, por isso o acompanhamento médico é importante para garantir o controle e prevenir sintomas crônicos e problemáticos”, afirma.
Para ajudar a prevenir a asma, ele aconselha a prática de esportes, de preferência atividades de resistência, como a natação, desde que seja praticada em atmosfera aquecida e úmida. Ainda segundo o médico, deve-se evitar, por exemplo, a corrida no inverno, que pode desencadear uma asma devido ao esforço e ao frio, assim como os esportes de esforço esporádicos.
Veja outras dicas do especialista para ajudar a prevenir a asma:
  • Encapar colchões e travesseiros.
  • Lavar semanalmente as roupas de cama.
  • Retirar cortinas, tapetes, carpetes.
  • Evitar animais domésticos.
  • Promover a ventilação do ambiente.
Fonte: Dr. Paulo Santos Perroti – Clínico médico, especialista em medicina do trabalho. Atua no Centro Médico Nova Lima, em Minas Gerais.

Centro Médico Nova Lima
Rua Dr. José Ribeiro da Fonseca, 44 – Nova Lima – BH/MG
Contato: (31) 3541-3417

Nenhum comentário:

Postar um comentário