quinta-feira, 28 de junho de 2012

A importância do uso de anestésicos para o bem estar dos pets

Especialista esclarece todos os mitos e verdades sobre o uso de anestesias durante procedimentos cirúrgicos em animais de estimação.
Geralmente, quando um animal de estimação precisa se submeter a uma cirurgia, existe a preocupação do dono em relação ao uso da anestesia e como será sua reação ao procedimento. Apesar dos mitos que cercam essa questão, o veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Lucas Ferreira, orienta que para os donos se sentirem mais tranquilos é importante saber quem é o profissional responsável pelo procedimento e os recursos que estarão disponíveis para monitorar o pet enquanto estiver anestesiado.
Ele afirma que todo processo cirúrgico deve ser realizado com o uso de anestésicos para o próprio bem estar dos animais. Além disso, esse processo já está bastante desenvolvido, permitindo ao veterinário utilizar vários métodos diferenciados, de acordo com cada caso ou paciente.
Segundo o especialista, podem ser utilizadas técnicas de anestesia local, dissociativa, geral endovenosa ou inalatória. “No caso da remoção de uma verruga, por exemplo, usamos somente uma anestesia local, já em casos de animais mais agitados é necessária uma sedação. Mas, quando há uma cirurgia mais complexa como redução de fraturas, é necessário o uso de uma anestesia geral”, esclarece.
O médico ressalta que não há nenhuma contraindicação para o uso de anestesias e que durante a recuperação do animal, deve-se monitorá-lo constantemente. “É importante observar a temperatura do pet, já que a anestesia tende a deixar os animais mais frios e a dor pós-operatória, que se não forem usados medicamentos analgésicos, o paciente pode sentir muita dor em alguns casos”, disse o veterinário.
Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário e Mestre em Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG. Atua nas áreas ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral, laserterapia e fisioterapia na clínica veterinária Professor Israel.
Informações:

Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG
Tel.:(31)3281-5242

Nenhum comentário:

Postar um comentário