terça-feira, 26 de junho de 2012

27 de junho - Dia Internacional do Diabético

Atividade física bem orientada pode ser a chave para um tratamento diabético bem sucedido
Atividade física, prevenção e tratamento de diabetes têm muito em comum. Quando praticamos qualquer esporte, nosso organismo utiliza o açúcar disponível no corpo “a glicose”, como fonte de energia para os músculos. Este mecanismo necessita de um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina. Quando há uma deficiência de insulina no corpo e um aumento acima do normal de glicose no sangue, ocorre o tão conhecido diabetes.
Num primeiro momento, o exercício regula a quantidade de açúcar no sangue, já que os músculos consomem mais esse carboidrato e o efeito pode se prolongar por horas, ou até mesmo dias, depois do exercício. Logo depois, ocorre a diminuição da gordura corporal, além do aumento da concentração de HDL, também chamado de colesterol bom e diminuição de LDL ou colesterol ruim.
Mas, o especialista em medicina esportiva e diretor da clínica Da Matta Fisio, Dr. Octacílio da Matta, alerta que antes de começar a se exercitar é importante que o paciente saiba que o tipo exercício e a intensidade dependem do seu estado de saúde. Portanto, o paciente com diabetes deve primeiro consultar um médico especialista em esporte, para obter um diagnóstico. “É preciso traçar o perfil esportivo e respeitar as possíveis limitações do paciente, para conseguir melhorar suas condições metabólicas e cardiovasculares”, disse.
Dessa forma, com uma boa orientação feita pelo médico do esporte, o paciente vai descobrir que atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular, como alongamento, caminhada, corrida, bicicleta e a musculação, podem ser a chave de seu sucesso no tratamento. “É importante que o paciente faça também as avaliações cardiológica, nutricional, fisioterápica e fisiológica”, afirma.  
De acordo com o especialista, não há contraindicações de maneira geral para os diabéticos, desde que se escolha uma atividade física adequada. Além disso, o exercício físico deve ser prazeroso e atender às necessidades de cada paciente.
Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico ortopedista, especialista em medicina esportiva e cirurgia do joelho. Ex- médico do Cruzeiro Esporte Clube, é responsável pela clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte e atende ainda nos hospitais São Camilo e Belvedere, na capital.
Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857

Nenhum comentário:

Postar um comentário