terça-feira, 26 de junho de 2012

Balão Intragástrico ajuda pacientes diabéticos a perder peso

Especialista fala sobre o uso do balão intragástrico por pacientes diabéticos e seus benefícios para a saúde e qualidade de vida
A gordura corporal ou massa gorda é muito ruim para os pacientes diabetes e quem deseja tratar a obesidade ou preveni-la. Com a diminuição dessa gordura, a utilização de insulina pelas células torna-se mais eficaz. Por isso, o uso do Balão Intragástrico é indicado para os diabéticos, desde que tenham o índice de massa corporal (IMC) maior que 27.
O gastroenterologista, especialista em Balão Intragástrico, Dr. Bruno Sander, explica que assim como em outros pacientes, com a perda de peso ocorre um controle mais fácil dos índices glicêmicos, redução das doenças e morbidades associadas ao diabetes, além de em alguns casos, até mesmo o controle total da doença.
Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade, o balão é colocado através da endoscopia digestiva alta (método não cirúrgico). “Trata-se de um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação e é realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do dele dentro do estômago e seu preenchimento”, esclarece o médico.
O tratamento dura em média seis meses, mas pode-se deixar um pouco mais, dependendo da necessidade individual de cada paciente. A retirada é realizada através de endoscopia, onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago, ou seja, o caminho inverso ao da colocação.
Ele alerta que durante todo o período que o paciente diabético estiver usando o Balão, é preciso manter um acompanhamento com um endocrinologista e fazer exames regulares de glicemia. “Também é fundamental o acompanhamento nutricional, mesmo antes de colocar de iniciar o tratamento. Além do apoio psicológico para otimizar a perda de peso, auxiliar na mudança dos hábitos alimentos e, principalmente, na manutenção do peso perdido após o procedimento”, diz.
Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

Nenhum comentário:

Postar um comentário