terça-feira, 19 de junho de 2012

Dia Nacional de Combate a Asma

Conheça os alimentos que ajudam no tratamento e na prevenção da asma
O próximo dia 21 de junho é dedicado ao Dia Nacional de Combate a Asma, que se trata de uma infecção crônica dos pulmões e das vias respiratórias, causando grande desconforto. A asma também é conhecida como bronquite asmática ou crônica e atinge cerca de 10% da população brasileira, segundo dados da Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA). No entanto, a maioria dos pacientes desconhece o poder dos alimentos no tratamento da doença.
A nutricionista da clínica Da Matta Fisio, Myrla Merlo, explica que a alimentação pode melhorar a qualidade de vida dos asmáticos por meio do consumo de alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Vegetais de cor que vão do amarelo ao marrom-avermelhado como: beterraba, mamão papaia, manga, cenoura, são ricos em carotenoides, que possuem propriedades tanto anti-inflamatórias quanto antioxidantes”.
Por isso, ela reforça que quem sofre com essa doença, deve aumentar a ingestão de hortaliças, frutas, leguminosas, cereais integrais, azeite, peixe fresco e água, que é um nutriente essencial, já que ajuda a eliminar o muco. “Devemos ficar atentos às quantidades de alimentos processados, carnes vermelhas, álcool e alguns casos laticínios, que podem prejudicar o controle da doença”, afirma.
 A especialista acrescenta que resultados preliminares de estudos, indicam que o tratamento dietético contribui de maneira positiva para a prevenção e tratamento da asma, como as vitaminas E, C e D, além dos carotenoides, selênio, polifenois, ácido graxo e poli-insaturado. “Outros estudos mostram que a deficiência de selênio, zinco, vitaminas A, C, D e E, associado ao baixo consumo de frutas e vegetais, pode contribuir para o desenvolvimento da asma e de doenças de origem alérgica”, garante.
Por último, a nutricionista lembra que para a prevenção da asma é preciso uma ingestão adequada de vegetais, cereais integrais como a castanha do Pará, frutas cítricas, vegetais de cores amarelo e vermelho, agrião, brócolis, semente de linhaça, salmão, sardinha, entre outros.
Myrla Merlo: Professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho e de nutrição do curso de árbitros da Federação Mineira de Futebol. Atendimento de personal diet em consultório e domicílio, ex-nutricionista esportiva e coordenadora de nutrição do Cruzeiro Esporte Clube (Profissionais e Categoria de Base), 2004 a 2011. Atual nutricionista clínica e esportiva da clínica Da Matta Fisio.

Informações:
Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/MG
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            

Nenhum comentário:

Postar um comentário