segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Lancheira saudável



Especialistas dão dicas de como preparar merenda nutritiva para as crianças

          As férias chegaram ao fim para a criançada, mas os cuidados com a alimentação dos  pequenos não podem parar durante a rotina escolar. Para garantir que seus filhos se alimentem bem o ano todo, vale a pena investir na saúde deles com uma lancheira nutritiva e variada.

       A pedido do Pampulha, dois especialistas preparam sugestões para você montar um cardápio saudável durante toda a semana, o que garante melhor organização e otimização do tempo, ideal para pais que passam longo período do dia fora de casa.

Segunda-feira

        Para a segunda-feira, o pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco (
www.pediatriaemfoco.com.br), Marcelo Reibscheid, sugere o "sanduba legal", preparado com pão integral, frango desfiado e patê de iogurte (veja receita ao final da matéria), acompanhado de água de coco em caixinha ou sucos naturais.

       A carne vermelha também é muito bem-vinda no cardápio das crianças, de acordo com a nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, Hellen Fernandes. "A vitamina B12 está presente em maior quantidade nas carnes vermelhas do que nas brancas", explica. O peito de frango pode ser substituído, segundo ela, por acém cozido e desfiado, acompanhado de milho verde ou vinagrete.

Terça-feira

       Uma salada de frutas divertida, com três tipos de frutas da época, e meio copo de suco de laranja é a sugestão para terça-feira. "Deixe o leite condensado e o creme de leite de fora", orienta a nutricionista, que também indica uma colher de mel para adoçar a salada de frutas de crianças maiores de 3 anos. "É bacana também acrescentar uma fonte energética nessa salada, como, por exemplo, um pouco de granola", sugere Hellen.

Quarta-feira

       Liberar uma guloseima uma vez na semana não faz mal algum e estimula a criança a seguir o cardápio, de acordo com Marcelo. Seguindo a dica do pediatra, você pode liberar, na quarta-feira, um doce ou refrigerante que a criança escolher. Esse momento é uma oportunidade ótima para você mostrar ao seu filho que as vontades e opiniões dele também são importantes. "O ideal é só um copo de refrigerante, cerca de 300ml", alerta Hellen.

        O lanche indicado para a quarta é o "beirute do bem". Ele leva uma colher (sobremesa) de cream cheese, uma fatia de peito de blanquet de peru, uma fatia de pão sírio integral, uma colher (sobremesa) de cenoura ralada, uma folha de alface e duas folhinhas de rúcula picada.

        Segundo a nutricionista, o cream chesse pode ser substituído por ricota, cottage ou queijo minas frescal. "Esses queijos são mais leves e ficam ótimos com orégano e azeite".

Quinta-feira

        O "lanchinho de marguerita" entra na quinta-feira. Preparada com pão de forma integral, queijo branco, tomate picado (uma fatia de cada) e uma pitada de orégano e manjericão, essa opção combina com água de coco.

Sexta-feira 

         "Na sexta-feira, chame seu filho para ajudar na cozinha. Ofereça alimentos saudáveis e dê a liberdade para que ele monte o próprio sanduíche e escolha o sabor de seu suco de frutas", sugere o pediatra, que ainda sugere uma garrafinha com água na lancheiras das crianças.

Depois de sujar, hora de lavar

          A limpeza e manutenção das lancheiras e garrafinhas também então na lista de cuidados com a saúde das crianças. Para Hellen, o ideal é lavar as garrafinhas com água corrente e sabão neutro. Se o material da garrafa suportar, vale usar água fervente. As lancheiras plásticas devem ser lavadas e desinfetadas com álcool e papel toalha diariamente. Já as lancheiras térmicas devem ser lavadas uma vez por semana e limpas com pano úmido todos os dias.

        "As latinhas e caixinhas de suco ou água de coco devem ser completamente lavadas com água e sabão antes de irem para a lancheira", explica Hellen, que ainda recomenda a lavagem das frutas antes do consumo. "O ideal é que as frutas fiquem por meia hora em uma solução desinfetante, com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária) para cada litro de água".

Fonte: Entrevista da nutricionista Hellen Fernandes para o Jornal Pampulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário