sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval com a cor do verão


Vale tudo por uma pele bronzeada?

        A proximidade do carnaval levanta uma tendência entre os brasileiros, que é a busca por métodos de bronzeamento do corpo. Ter a pele dourada está entre os maiores desejos, principalmente das mulheres, que recorrem cada vez mais às clínicas de estética nesse período.

        Segundo o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, essa é uma tendência também nas férias de verão, em virtude da cultura que valoriza o lado exótico desse tom na pele. "Muitos acreditam que pele bronzeada é algo 'sexy', acreditando que podem agradar ou ser mais interessante e fisicamente mais atraente", observa.

Bronzeamento e saúde

        Segundo o dermatologista Carlos Rodrigo Miranda, as pessoas têm se mostrado mais informadas sobre o que é e o que não é recomendado quando o assunto é bronzeamento, muito embora esse seja um processo de longo prazo na sociedade. "O brasileiro ainda associa, muitas vezes, atividades de lazer, entretenimento, férias, clubes, viagens, churrascos e atividades físicas com exposição ao sol. Isto sem falar que o nosso país tem grande incidência da radiação ultravioleta do sol, por ser um país tropical", explica.

     Se, por um lado, as pessoas estão em dia sobre os métodos de bronzeamento adequados, de outro não estão tão conscientes a respeito dos riscos da exposição prolongada ao sol, além da capacidade de envelhecimento da pele e do perigo do câncer de pele. "A curto prazo, de um a três dias de exposição, a pele cria uma camada de pigmentação para se proteger da agressão da luz solar", caracteriza o dermatologista. A longo prazo, no entanto, a exposição provoca "envelhecimento da pele, configurando um paradoxo. Ou seja, por desconhecimento, as pessoas acham bonita a defesa da pele contra uma agressão", acrescenta.

       Uma boa notícia é a ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, desde novembro de 2009, proibiu as câmaras de bronzeamento artificial no Brasil. A medida foi adotada a partir de estudos que comprovaram, por exemplo, problemas de saúde relacionados ao uso do equipamento e já é seguida por esteticistas e pelos próprios interessados em deixar o corpo com a dita "cor do verão".

Dicas

        Para manter a saúde da pele é fundamental, de acordo com o dermatologista, evitar exposições prolongadas à luz solar, principalmente das 10h às 15h. Usar protetor solar com fator de proteção (FPS) superior ou igual a 30, cerca de 15 minutos antes de ir ao sol, também é muito importante, entre outros cuidados. "As pessoas têm que entender que o bronzeado é um mecanismo de defesa da pele contra a agressão da radiação ultravioleta do sol. Além disso, não devem se esquecer que vivemos em um país livre, onde ninguém deve ser obrigado a seguir tendências há muito tempo demonstradas como danosas à saúde", afirma.


Fonte: Entrevista do dermatologista Dr. Carlos Rodrigo Miranda para o Canal Minas Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário