terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alimentação no Carnaval


A energia do samba no pé está na boa alimentação e no cuidado com a hidratação

A festa de Carnaval é caracterizada por muitos dias de folia, o que significa atividade física e suor em excesso, ingestão de bebidas alcoólicas, alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono. Para encarar essa maratona e aproveitar ao máximo, sem que o corpo fique exausto, é fundamental cuidar da alimentação e da hidratação, antes, durante e depois da folia.

Para a nutricionista e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão, antes de seguir o trio elétrico, os blocos de rua e encarar um sambódromo, temos que ter cuidados básicos com a nossa alimentação. Ela deve ser leve, evitando refeições muito gordurosas, com excesso de condimentos e exageros. Um dos segredos é adicionar à dieta alimentos integrais, que ajudam no funcionamento do intestino.

Entre os cuidados mais importantes para um bom Carnaval, alerta a nutricionista, está a hidratação. A falta de líquido no organismo é um dos principais problemas para o folião. Ela pode acompanhar a ressaca e a baixa de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. “Para compensar a falta de nutrientes e a perda de líquidos, é necessário praticar uma dieta equilibrada e responsável.”, reforça Viviane Paixão.

Deve-se ainda evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principal razão de muitos “fins de festa”, causando problemas como o coma alcoólico, hipoglicemia e outros. Esses excessos são o resultado de ressacas, caracterizada por sintomas como dores de cabeça, dificuldade de concentração, prostração, mau humor e irritabilidade. Além de desconforto na digestão dos alimentos, dores de estômago, vômitos, diarreias, entre outros sintomas.

Então, veja os passos indicados pela especialista para o Carnaval se tornar, realmente, uma festa:

1)    Consuma os “remédios naturais”: verduras, frutas e legumes.

2)    Muito líquido: água de coco (contém potássio) e sucos de frutas frescas, além de muita água, claro.

3)    Evite carne vermelha, queijos, molhos e frituras.

4)    Consuma refeições e lanches saudáveis e que contenham alimentos fontes de carboidratos (pães integrais, massas, batata, arroz integral, granola, aveia, milho, mandioca, etc).

5)    Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas.

6)    Sugestão de suco anti-ressaca:

Preparo: pique 1 maçã, ½ cenoura, 1 talo pequeno  de aipo e 1 folha de couve com talo, bata no liquidificador com suco de laranja e água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.


Viviane Paixão – Nutricionista especialista em nutrição clínica funcional. Atua como consultora da Galgani Farmácia de Manipulação.

Informações:
Galgani Farmácia de Manipulação
Rua Maranhão, 223 – Santa Efigênia – BH/MG
Contato: (31) 3241-7971

Nenhum comentário:

Postar um comentário