quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ressaca de Carnaval

       Muita gente aproveita esta época de folia para curtir o feriado prolongado tomando uma cerveja gelada. Mas abusar das bebidas alcoólicas causa a famosa ressaca, que pode atrapalhar seus dias de festa e curtição. Por isso, tome alguns cuidados e evite os sintomas desagradáveis do excesso de bebidas.

      "A ressaca é associada à intoxicação aguda por álcool e inicia-se cerca de seis a oito horas após o consumo ou após a eliminação total do álcool do organismo. É caracterizada por efeitos físicos e mentais adversos, tais como dor de cabeça, náuseas, problemas de concentração, boca seca, tontura, desconforto gastrointestinal, cansaço, tremores, falta de apetite, sudorese, sonolência, ansiedade, e irritabilidade. Mas há uma variação muito grande desses sintomas, de pessoa para pessoa", explica Hellen Fernandes, nutricionista clínica e consultora da Galgani Farmácia de Manipulação, em Belo Horizonte (MG).

       Não descuidar da alimentação e da hidratação ajudam no combate à ressaca."É possível evitar a ressaca, desde que a pessoa não beba em excesso. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e uma boa hidratação. Nestes dias de carnaval, é comum a pessoa não se alimentar direito, nem se hidratar corretamente. A cerveja aumenta a produção de urina e a pessoa sua mais devido ao calor, fatores que causam a desidratação e pioram os sintomas da ressaca", adverte Helena Thomopoulos Moss, nutricionista do Hospital Cetus, de Betim (MG).

       "O carnaval é um período em que as pessoas procuram se divertir mais e a bebida muitas vezes é uma aliada. O problema é que o corpo não é preparado para esses excessos e aí vem a ressaca", afirma Natália Siqueira, farmacêutica da Drogaria Rosário. "Para evitar ou pelo menos diminuir a ressaca, a pessoa precisa se alimentar bem durante o dia. Invista em peixe, frango e saladas, mas evite carne vermelha. Além disso, hidrate-se bastante", recomenda Gabriela Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos.

        Os alimentos e as bebidas podem evitar ou curar a ressaca."Eles provocam uma recuperação mais rápida e reequilibram o organismo, repondo nutrientes e água perdidos após o excesso de consumo de álcool. A água de coco é uma das melhores alternativas no combate à ressaca. Ela repõe os sais minerais e o açúcar perdidos pela urina e pelo suor,além de hidratar o organismo", comenta Hellen.


Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes para o Portal BBel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário