segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sobras no cardápio e os cuidados na manipulação

Nutricionista Hellen Fernandes lembra que os cuidados com a higiene são essenciais

Na hora de reaproveitar alimentos, deve-se levar em conta como eles são manuseados e armazenados

       Em várias mesas brasileiras, muitas vezes o jantar é inventado a partir do que sobrou do almoço, que também leva um ou outro ingrediente que não foi consumido nas refeições do dia anterior. No entanto, quem costuma reaproveitar os alimentos já preparados precisa ficar atento à manipulação para não colocar a saúde em risco. Quanto mais as sobras forem ao fogão e voltarem à geladeira, maiores são as chances de uma intoxicação alimentar.

      Tudo depende, segundo a nutricionista Hellen Fernandes, de como os alimentos são manuseados e armazenados, pois a deterioração está diretamente ligada à presença de bactérias e à temperatura de que elas precisam para se multiplicarem. “Quando você faz o primeiro preparo, já põe as mãos na comida, armazena em vasilhames que talvez não estejam tão limpos, e às vezes a temperatura ideal de cozimento para eliminar micro-organismos nocivos não é atingida. Se houver o reaproveitamento e o segundo preparo, consequentemente o alimento já estará exposto a tudo isso novamente”, alerta a especialista.

       Além de cuidados com a higiene na hora de manipular as refeições, como usar talheres, vasilhas e panelas muito bem lavadas e secas, é fundamental que se evite falar e respirar sobre os alimentos, tanto crus quanto em processo de cozimento ou prontos. “Esses cuidados precisam ser tomados no primeiro preparo e principalmente nos seguintes, porque no reaproveitamento os alimentos já estão mais vulneráveis a qualquer tipo de contaminação”, afirma.

      O armazenamento das sobras também conta muito para a comida durar mais e não fazer mal à saúde. A nutricionista recomenda a separação das sobras de acordo com os tipos de preparo, e tudo em vasilhas de vidro ou plástico, mantidas sob refrigeração. “Arroz, feijão, carnes e legumes refogados devem ser guardados separadamente. Também devem ser reaquecidos individualmente, de preferência”, acrescenta Hellen.

      Há muitos anos, e mesmo sem saber das recomendações, a aposentada Maria Célia Eugênio de Souza, de 61, guarda os alimentos separadamente na geladeira de casa. Como ela tem quem cozinhe para a família duas vezes por semana, geralmente o almoço dos dias seguintes à ida da diarista é feito com o reaproveitamento das sobras. “Gosto de consumir até no máximo o dia seguinte. Se passar disso, descartamos para não arriscar”, afirma Maria Célia. Ela disse que a única coisa que não aproveita é a salada do dia.

      A nutricionista lembra que essa é a atitude correta, já que saladas cruas, principalmente folhosas, e frituras não devem ser armazenadas para consumo posterior. “O ideal é que a salada seja do dia. Portanto, compre ou prepare apenas a quantidade que for comer, porque folhosos e temperados crus deterioram muito rápido. No caso das frituras, como são alimentos muito gordurosos, acontece o processo de rancificação, que é a formação daquelas placas brancas ou amarelas, que fazem muito mal à saúde”, destaca.

      Como o ideal é consumir refogados, cozidos e grelhados em até 48 horas, Hellen aconselha colocar em ação o sentido do olfato e do paladar antes de usar as sobras. “Cheire e prove os alimentos antes de aquecer. Se for percebida qualquer alteração nas características normais, o alimento tem que ir direto para o lixo”, alerta.
Isso também vale para os industrializados que estão próximos da data de vencimento.

      De acordo com a nutricionista, não há problema em consumir os produtos até o dia indicado na embalagem. Entretanto, como às vezes as condições de armazenamento não são seguidas conforme a recomendação do fabricante, é válido sentir o cheiro e o gosto dos alimentos antes de ingerir. “Após a data do vencimento, não há alternativa. É preciso descartar”, atesta a especialista.

Fonte: Entrevista da nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Hellen Fernandes para o Jornal Hoje em Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário