terça-feira, 25 de outubro de 2011

Praticar atividade física reduz quedas em idosos


Especialista fala como evitar as causas e conseqüências das quedas na terceira idade

         Com o envelhecimento o risco de cair, devido à diminuição de equilíbrio, aumenta e estudos revelam que 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda por ano. Uma das causas desse resultado é o aumento do número de idosos na população e a sua maior longevidade, demandando mais cuidados. Segundo o especialista em medicina esportiva e ortopédica Dr. Octacílio da Matta, na ausência de patologias, o corpo do idoso apresenta transformações naturais, que acontecem ao logo da vida graças às alterações do metabolismo, mas que começam a ser percebidas a partir dos 50 anos.

        De acordo com o médico, de todos os problemas que aparecem na terceira idade, as "quedas" são as mais constantes e temidas. Ele explica que as principais causas e mais importantes são as alterações do equilíbrio corporal e da visão, diminuição da força e hipotrofia da musculatura em geral.

       O especialista alerta que as consequências das quedas podem ser trágicas, influenciando na qualidade de vida do idoso. “As consequências mais frequentes são: traumatismos cranianos, fraturas especialmente dos punhos e colo do fêmur, coluna, entorses das articulações dos membros inferiores, lesões musculares e tendinosas, além de contusões dos membros superiores”, lembrou.

       Mas, ressalta que os cuidados primários com os idosos são fundamentais para evitar incidentes, principalmente através da prática de atividades físicas ou esportivas adequadas e bem orientadas. Além disso, com algumas medidas simples, se praticadas fora e dentro de casa, as quedas podem ser evitadas, veja:

• Em casa ou na rua usar sempre calçados adequados e presos ao calcanhar, como sandálias, evitando o uso de chinelos.

• Fora de casa procurar usar bengalas e verificar os locais onde transitar, evitando calçadas com irregularidades, desníveis e escadas.

• Se possível, circular com um cuidador de idosos ou acompanhados por um familiar.

• Retirar os tapetes de casa.

• Deixar as camas ou leitos na altura adequada e posicionados próximos aos acendedores de luz, que devem ser visíveis principalmente à noite.

• Instalar em casa barras ou corrimãos, inclusive no banheiro.

Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atua na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo e Hospital Belvedere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário