terça-feira, 18 de outubro de 2011

Médico fala dos desafios e alegrias da profissão

Para o especialista, a profissão é um “dom”


           O médico tem um papel importantíssimo na sociedade, desempenhando não só a função de diagnosticar e tratar as doenças, mas também de participar e influenciar nas mudanças sociais. Para o especialista em medicina esportiva Dr. Octacílio da Matta, a medicina é um sacerdócio e o médico um sacerdote. “A medicina é um dom, onde a dedicação é fundamental, além da paciência e da calma, que são importantes para que os pacientes se sintam seguros”, afirmou.
       Com 23 anos de profissão, ele explica que a medicina deveria ser realizada, preferencialmente, de maneira preventiva e não curativa, como é comum, por isso orienta que sejam feitas vistas e consultas regulares ao médico. “Ser médico é ouvir, conversar, orientar e fazer o melhor para o paciente. Essa é a maior alegria”, afirmou.
             Para quem está começando ou pretende ingressar na profissão, o especialista alerta que a maior dificuldade está na própria formação. “O curso de medicina, por ser integral, ocupa todo o dia do estudante, além dos plantões”, lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário