sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alimentação certa é uma aliada no período de provas

Veja as dicas de alimentação para quem está se preparando para o Enem


          No próximo domingo, dia 16, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e, além disso, está quase chegando o momento mais esperado pelos vestibulandos: as provas. Depois de todo um ano de estudo e dedicação, a nutricionista Myrla Merlo explica que nessa época, aumenta ainda mais o consumo de fast food, energéticos e doces, principalmente o chocolate, com a ideia de ser um alimento calmante. “Esses hábitos podem debilitar o sistema imunológico, desencadeando gripes e resfriados, aumento do nível de estresse, peso, insônia, enxaquecas e aparecimento de acne”, alerta.

      De acordo com a especialista, ao manter bons hábitos alimentares, o candidato além de evitar doenças e a perda de aulas importantes, mantém uma vida mais saudável para comemorar os resultados positivos das provas.

      Veja algumas dicas para manter uma boa alimentação nesse período:

1. Evite longos períodos sem comer.

2. Dê preferência para as fontes de carboidratos e fique atento à quantidade de gordura e açúcar simples.

3. Beba bastante líquido.

4. Evite o consumo excessivo de café, mate e guaraná natural, ricos em cafeína.

5. Tenha cuidado para não se viciar em produtos estimulantes e energéticos.

6. O complexo B presente em produtos integrais e cereais também é um ótimo estimulante para o cérebro (barrinhas de cereais e granola).

7. As fontes de vitamina C ajudam o sistema imunológico evitando doenças inesperadas.

8. Nozes, castanhas, atum e salmão ajudam a manter a memória e a concentração saudáveis.

9. Não se esqueça de comer frutas e verduras, elas são ricas em vitaminas e minerais importantes para a integridade física e mental.

10. No dia da prova, evite consumir alimentos que fermentem como repolho, couve-flor, e feijão em excesso, pois podem provocar flatulências e desconforto intestinal.

11. Durma pelo menos 8 horas por dia.

12. Não faça nenhuma mudança radical ou experiência alimentar nos dias das provas.

Myrla Merlo: Professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho, Professora de nutrição do curso de árbitros da Federação Mineira de Futebol, Atendimento de personal Diet em consultório e domicílio, Nutricionista Esportiva e coordenadora de nutrição do Cruzeiro Esporte Clube (Profissionais e Categoria de Base), 2004 a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário