segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os benefícios da prática da RPG

Em 13 de outubro, comemora-se o Dia do Fisioterapeuta, e um especialista explica que além de corrgir a postura, a RPG trata questões emocionais.



        O estilo de vida sedentário e estressante nos dias atuais é a causa de tensões, alterações comportamentais e emocionais nas pessoas. O fisioterapeuta Fernando Henrique Domingos, explica que a Reeducação Postural Global, conhecida como RPG é um método que trata das desarmonias do corpo considerando as necessidades de cada paciente, que reage de maneira diferente às agressões sofridas. “A RPG vai prevenir, curar e remediar os desvios posturais, tornando os movimentos corporais mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes”, explicou.

      Segundo o especialista, o método é indicado para pessoas que tenham dor na musculatura do esqueleto e/ou disfunção postural. Ele ressalta que o homem passou a assumir posturas cada vez mais prejudiciais ao corpo, deixando sempre para segundo plano a própria saúde. “A técnica vai promover um encontro do indivíduo com ele mesmo e reforçar a auto-estima”, lembrou.

        Ainda de acordo com o fisioterapeuta, é possível observar um aumento considerável de várias doenças relacionadas aos sistemas muscular, sensitivo e esquelético, mas que podem ser prevenidas ou tratadas com a prática da RPG, como a Hérnia de Disco, Lombalgia, Escoliose, Cefaléia tensional ou postural, Asma, Bronquite, Fibromialgia e outras. .

       Além disso, algumas medidas simples como trocar o colchão a cada cinco anos, pegar objetos no chão dobrando os joelhos e não a coluna e evitar uma mesma postura por períodos prolongados, se aplicadas no dia-a-dia, podem evitar problemas de postura e consequentemente dores.

Fernando Henrique Domingos de Souza - Fisioterapeuta graduado pela Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio, especializado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, pela Universidade Gama Filho, com formação em RPG (Reeducação Postural Global) e Sensações Somáticas desde 2002, e membro da Associação Mineira de Fisioterapeutas (AMF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário