segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A importância da alimentação na prática de esportes


Nutricionista explica que má alimentação e falta de hidratação representam riscos à saúde de quem realiza atividades físicas
 
            A prática de uma atividade física acompanhada de uma má alimentação ou realizada em jejum pode trazer sérias conseqüências e malefícios à saúde, como tonturas, tremores, sudorese e fraqueza, caracterizando um quadro hipoglicêmico, além de dificuldades na respiração, convulsão focal e generalizada, nos piores casos. Além disso, a nutricionista Myrla Merlo ressalta a importância da hidratação e explica que a água é o único nutriente que em deficiência representa um risco eminente à saúde. “Uma má hidratação pode ocasionar queda do desempenho e como consequência maior: o coma e a morte”, afirmou.
            Ela explica que, de maneira geral, a alimentação de um praticante de atividade física deve ser rica em carboidratos, moderada em proteína e reduzida em lipídeos, sendo preciso ficar atento às necessidades de vitaminas, minerais e água. “A alimentação deve acompanhar o objetivo com a prática dos exercícios, ou seja, se é a diminuição do percentual de gordura corporal, manutenção do peso, reabilitação, desempenho ou hipertrofia”, disse.
            A especialista lembra ainda da importância de consultar um nutricionista antes de iniciar uma atividade física, para garantir que o resultado seja mais eficaz, rápido e sem riscos à saúde. Veja outras dicas de alimentação para quem quer começar uma atividade:
·         Coma alimentos ricos em vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes). Eles são importantes para o fornecimento de energia, crescimento e outras funções vitais.
·         Pães, biscoito sem recheio, arroz, batata, macarrão são fontes de carboidratos e devem ser consumidos principalmente após a realização das atividades.
·         Consuma com moderação proteínas, cerca de 2 ou 3 porções de carnes de boi, frango, peixe, porco, ovo e 2 ou 3 porções de leite e derivados.
·         É indicada ainda uma baixa ingestão de gorduras, como frituras, biscoitos recheados, sorvetes, chocolates, chips e outros.
·         Não fique mais de três horas sem comer;·        
·         Não beba líquidos durante as refeições, mas abuse deles entre as refeições.
·         Não use suplementos sem consultar seu nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário