segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A importância da alimentação na prática de esportes


Nutricionista explica que má alimentação e falta de hidratação representam riscos à saúde de quem realiza atividades físicas
 
            A prática de uma atividade física acompanhada de uma má alimentação ou realizada em jejum pode trazer sérias conseqüências e malefícios à saúde, como tonturas, tremores, sudorese e fraqueza, caracterizando um quadro hipoglicêmico, além de dificuldades na respiração, convulsão focal e generalizada, nos piores casos. Além disso, a nutricionista Myrla Merlo ressalta a importância da hidratação e explica que a água é o único nutriente que em deficiência representa um risco eminente à saúde. “Uma má hidratação pode ocasionar queda do desempenho e como consequência maior: o coma e a morte”, afirmou.
            Ela explica que, de maneira geral, a alimentação de um praticante de atividade física deve ser rica em carboidratos, moderada em proteína e reduzida em lipídeos, sendo preciso ficar atento às necessidades de vitaminas, minerais e água. “A alimentação deve acompanhar o objetivo com a prática dos exercícios, ou seja, se é a diminuição do percentual de gordura corporal, manutenção do peso, reabilitação, desempenho ou hipertrofia”, disse.
            A especialista lembra ainda da importância de consultar um nutricionista antes de iniciar uma atividade física, para garantir que o resultado seja mais eficaz, rápido e sem riscos à saúde. Veja outras dicas de alimentação para quem quer começar uma atividade:
·         Coma alimentos ricos em vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes). Eles são importantes para o fornecimento de energia, crescimento e outras funções vitais.
·         Pães, biscoito sem recheio, arroz, batata, macarrão são fontes de carboidratos e devem ser consumidos principalmente após a realização das atividades.
·         Consuma com moderação proteínas, cerca de 2 ou 3 porções de carnes de boi, frango, peixe, porco, ovo e 2 ou 3 porções de leite e derivados.
·         É indicada ainda uma baixa ingestão de gorduras, como frituras, biscoitos recheados, sorvetes, chocolates, chips e outros.
·         Não fique mais de três horas sem comer;·        
·         Não beba líquidos durante as refeições, mas abuse deles entre as refeições.
·         Não use suplementos sem consultar seu nutricionista

Galgani no Brasil das Gerais

           
            A nutricionista da Galgani Farmácia de Manipulação Viviane Paixão participou hoje, ao vivo, do programa Brasil das Gerais, na Rede Minas. Durante sua participação, a especialista falou sobre o quanto perdemos de nutrientes ao consumir alimentos com agrotóxicos.
        
           No estúdio, ela mostrou os 10 alimentos que contém maiores quantidades de agrotóxicos, de acordo com Anvisa, e explicou como fazer a higienização correta para retirar bem esses venenos.

Se você não assistiu ou quer rever o programa acesse o link abaixo:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fique por dentro!


          No último dia 27, o fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio André Ribas foi convidado pelo programa "Bom dia Vida", da Rádio 107,5 FM, para falar sobre a proibição do Coffito, de agosto deste ano, que proíbe a venda de alguns serviços estéticos em sites de compras coletivas, além disso, ele lembrou do Dia do Fisioterapeuta, comemorado em 13 de outubro.

             Hoje (28/10) o especialista em medicina esportiva e ortopédica Dr. Octacílio da Matta participou do jornal da Band News (89,5 FM) falando das causas, consequências e da importância da atividade física para evitar quedas na terceira idade. O assunto também será tema, no dia 07 de novembro, às 8h30, do programa "Em boa Companhia", pela Rádio Inconfidência (AM 880).


          Já no feriado de 02 de novembro, o fisioterapeuta Fernando Henrique Domingos participa do programa Sempre Feliz, da Rede Super (canal 23), a partir das 19h, para falar sobre os cuidados com a postura em casa, com dicas para evitar dores e doenças. Não perca!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vitamina D em óleo

Conheça os benefícios dessa novidade da Galgani

           A vitamina D é muito importante para a saúde do organismo. Além de ser importante na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, ela tem um papel importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
            Sabendo disso, a Galgani Farmácia de Manipulação desenvolveu uma formulação em gotas da vitamina D em forma de óleo, com  sabor e aroma agradáveis. Segundo o farmacêutico Fernando Antônio, o uso da vitamina D em gotas, de forma sublingual, facilita a sua absorção, por ser lipossolúvel, mas lembra, há a alternativa da utilização em cápsulaS. “Começamos a divulgar o produto desde o mês de agosto e estamos tendo uma grande aceitação no mercado”, contou.
            O uso da vitamina D é indicado em vários tipos de tratamentos, como na prevenção contra a má absorção em doenças crônicas do intestino e cirrose do fígado. Nos tratamentos dermatológicos de psoríases, acne vulgar, furúnculos, lúpus, queimaduras e escoriações na forma de emulsões, graças a sua propriedade de promover a cicatrização e pigmentações cutâneas. Em produtos cosméticos estimula a queratização e melhora a função barreira da pele.
            A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças. O especialista alerta que é possível em drogarias comprar a vitamina D líquida industrializada, sem prescrição, contudo, é essencial a receita para que haja a manipulação.

Click na imagem para ampliar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Praticar atividade física reduz quedas em idosos


Especialista fala como evitar as causas e conseqüências das quedas na terceira idade

         Com o envelhecimento o risco de cair, devido à diminuição de equilíbrio, aumenta e estudos revelam que 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda por ano. Uma das causas desse resultado é o aumento do número de idosos na população e a sua maior longevidade, demandando mais cuidados. Segundo o especialista em medicina esportiva e ortopédica Dr. Octacílio da Matta, na ausência de patologias, o corpo do idoso apresenta transformações naturais, que acontecem ao logo da vida graças às alterações do metabolismo, mas que começam a ser percebidas a partir dos 50 anos.

        De acordo com o médico, de todos os problemas que aparecem na terceira idade, as "quedas" são as mais constantes e temidas. Ele explica que as principais causas e mais importantes são as alterações do equilíbrio corporal e da visão, diminuição da força e hipotrofia da musculatura em geral.

       O especialista alerta que as consequências das quedas podem ser trágicas, influenciando na qualidade de vida do idoso. “As consequências mais frequentes são: traumatismos cranianos, fraturas especialmente dos punhos e colo do fêmur, coluna, entorses das articulações dos membros inferiores, lesões musculares e tendinosas, além de contusões dos membros superiores”, lembrou.

       Mas, ressalta que os cuidados primários com os idosos são fundamentais para evitar incidentes, principalmente através da prática de atividades físicas ou esportivas adequadas e bem orientadas. Além disso, com algumas medidas simples, se praticadas fora e dentro de casa, as quedas podem ser evitadas, veja:

• Em casa ou na rua usar sempre calçados adequados e presos ao calcanhar, como sandálias, evitando o uso de chinelos.

• Fora de casa procurar usar bengalas e verificar os locais onde transitar, evitando calçadas com irregularidades, desníveis e escadas.

• Se possível, circular com um cuidador de idosos ou acompanhados por um familiar.

• Retirar os tapetes de casa.

• Deixar as camas ou leitos na altura adequada e posicionados próximos aos acendedores de luz, que devem ser visíveis principalmente à noite.

• Instalar em casa barras ou corrimãos, inclusive no banheiro.

Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube, atua na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo e Hospital Belvedere.

Homenagem ao Dia do Dentista - 25 de outubro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ação em prol da saúde bucal

No dia do dentista, especialista explica a importância de cuidados simples para garantir a saúde bucal e prevenir doenças


         No dia 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista e no País são cerca de 180 mil profissionais de odontologia que trabalham para conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro País do mundo em número de indivíduos desdentados e, de acordo com os cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30 milhões de pessoas nunca entraram em um consultório odontológico.

       Para a especialista Regina Lúcia Duarte, o dentista tem o papel principal de orientar o paciente sobre os cuidados necessários com os dentes, oferecendo esclarecimentos e tratamentos adequados, sanando qualquer problema existente e garantindo sempre um sorriso saudável.

       Não é à toa que dizem que a saúde começa pela boca, ela explica que medidas simples no dia-a-dia, como a escovação após as refeições, o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia e consultas regulares ao dentista (a cada seis meses), garantem não só a saúde bucal, mas previnem o aparecimento de doenças na gengiva, língua, bochechas e palato. “Assim é possível evitar desde casos mais simples, como cárie e gengivite, até o aparecimento de um câncer”, alertou.

       A dentista lembra ainda que antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes, a mãe já pode levar o bebê ao dentista. Orientações adequadas de como cuidar da higiene bucal do filho e garantir a cronologia correta para nascimento dos dentes, além de uma perfeita mastigação podem garantir a saúde bucal da criança.

Dra. Regina Lúcia Duarte Bregalda - Graduada em Odontologia pela UFMG, Pós-graduada em prótese dentária pelo IES, especialista em Implantodontia pela GAPO Funorte.

          Entre os dias 24 e 28 de outubro a Liberty Implantes estará com um stand montado na entrada da clínica, durante todo o dia, com um dentista disponível para orientar as pessoas que passarem pelo local sobre a importância da saúde bucal. Além disso, será entregue um "kit bocal saudável" para quem participar da ação, com o intuito de incentivar a higiene bucal. Participem!

Informações:


Clínica Odontológica Liberty Implantes
Avenida do Contorno, 7.205 – Lourdes – BH/MG
Contato: (31) 3297-9323
Site: www.libertyimplantes.com.br 
Blog: www.libertyimplantes.blogspot.com
Twitter: @LibertyImplante 
www.facebook.com/libertyimplantes

sábado, 22 de outubro de 2011

Enem 2011

Nutricionista explica qual a alimentação adequada para os candidatos do Enem

Fonte: Raquel Ramos - Jornal Hoje em Dia



     Além da diversão, outras medidas podem ajudar os candidatos a ter um melhor desempenho. A nutricionista Myrla Merlo destaca a importância de uma alimentação balanceada, sobretudo no dia do exame. Nozes, castanhas, atum e salmão ajudam a manter a memória e a concentração. Frutas e verduras também são indicadas por serem ricas em vitaminas e minerais, importantes para a integridade física e mental.

     Como a prova é aplicada à tarde, Myrla sugere cuidado com o almoço. “Não se deve abusar de alimentos com muita gordura, porque eles deixam a pessoa sonolenta e podem provocar uma indisposição gastrointestinal. O ideal é que os alunos deem preferência às comidas mais leves, como arroz, filé de frango, saladas e suco natural”.

      Repolho, couve-flor e feijão devem ficar de fora do cardápio, pois podem causar gases e desconforto intestinal. Já o chocolate deve ser trocado por cereal em barra ou biscoito sem recheio. “O chocolate é rico em gorduras e açúcares, que aumentam a insulina no sangue e dão sono”. Se for indispensável, o ideal é limitar o consumo a 20 gramas.

Leia a matéria completa acessando o link abaixo:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Médico fala dos desafios e alegrias da profissão

Para o especialista, a profissão é um “dom”


           O médico tem um papel importantíssimo na sociedade, desempenhando não só a função de diagnosticar e tratar as doenças, mas também de participar e influenciar nas mudanças sociais. Para o especialista em medicina esportiva Dr. Octacílio da Matta, a medicina é um sacerdócio e o médico um sacerdote. “A medicina é um dom, onde a dedicação é fundamental, além da paciência e da calma, que são importantes para que os pacientes se sintam seguros”, afirmou.
       Com 23 anos de profissão, ele explica que a medicina deveria ser realizada, preferencialmente, de maneira preventiva e não curativa, como é comum, por isso orienta que sejam feitas vistas e consultas regulares ao médico. “Ser médico é ouvir, conversar, orientar e fazer o melhor para o paciente. Essa é a maior alegria”, afirmou.
             Para quem está começando ou pretende ingressar na profissão, o especialista alerta que a maior dificuldade está na própria formação. “O curso de medicina, por ser integral, ocupa todo o dia do estudante, além dos plantões”, lembrou.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Alimentação certa é uma aliada no período de provas

Veja as dicas de alimentação para quem está se preparando para o Enem


          No próximo domingo, dia 16, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e, além disso, está quase chegando o momento mais esperado pelos vestibulandos: as provas. Depois de todo um ano de estudo e dedicação, a nutricionista Myrla Merlo explica que nessa época, aumenta ainda mais o consumo de fast food, energéticos e doces, principalmente o chocolate, com a ideia de ser um alimento calmante. “Esses hábitos podem debilitar o sistema imunológico, desencadeando gripes e resfriados, aumento do nível de estresse, peso, insônia, enxaquecas e aparecimento de acne”, alerta.

      De acordo com a especialista, ao manter bons hábitos alimentares, o candidato além de evitar doenças e a perda de aulas importantes, mantém uma vida mais saudável para comemorar os resultados positivos das provas.

      Veja algumas dicas para manter uma boa alimentação nesse período:

1. Evite longos períodos sem comer.

2. Dê preferência para as fontes de carboidratos e fique atento à quantidade de gordura e açúcar simples.

3. Beba bastante líquido.

4. Evite o consumo excessivo de café, mate e guaraná natural, ricos em cafeína.

5. Tenha cuidado para não se viciar em produtos estimulantes e energéticos.

6. O complexo B presente em produtos integrais e cereais também é um ótimo estimulante para o cérebro (barrinhas de cereais e granola).

7. As fontes de vitamina C ajudam o sistema imunológico evitando doenças inesperadas.

8. Nozes, castanhas, atum e salmão ajudam a manter a memória e a concentração saudáveis.

9. Não se esqueça de comer frutas e verduras, elas são ricas em vitaminas e minerais importantes para a integridade física e mental.

10. No dia da prova, evite consumir alimentos que fermentem como repolho, couve-flor, e feijão em excesso, pois podem provocar flatulências e desconforto intestinal.

11. Durma pelo menos 8 horas por dia.

12. Não faça nenhuma mudança radical ou experiência alimentar nos dias das provas.

Myrla Merlo: Professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho, Professora de nutrição do curso de árbitros da Federação Mineira de Futebol, Atendimento de personal Diet em consultório e domicílio, Nutricionista Esportiva e coordenadora de nutrição do Cruzeiro Esporte Clube (Profissionais e Categoria de Base), 2004 a 2011.

RPG é tema do jornal Notícias de Minas

          
          O fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio André Ribas foi entrevistado na última quinta-feira, dia 13, pelo jornal Notícias de Minas, da Rede TV, sobre a técnica da RPG. Durante a entrevista ele falou sobre os benefícios para quem pratica, ressaltou a importância do método para aliviar dores, corrigir as desarmonias do corpo e como a técnica ajuda nas questões emocionais do paciente.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pilates na Gestação

            Os benefícios do Pilates durante a gestação foi tema do Jornal da Alterosa 1° edição. A fisioterapeuta da clínica Da Matta Fisio Eliana Drumont, as alunas gestantes de Pilates e até mesmo a repórter Regiane Moreira, grávida de 7 meses, falaram sobre essa atividade física que ajuda muito na gestação.

          Exercícios na bola, no tapete emborrachado, alongamento e os cuidados com a respiração trazem benefícios para a saúde da mulher grávida, além de ajudá-las a ficar bem disposta.

          Acesse o link abaixo e assista a reportagem completa:

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os benefícios da prática da RPG

Em 13 de outubro, comemora-se o Dia do Fisioterapeuta, e um especialista explica que além de corrgir a postura, a RPG trata questões emocionais.



        O estilo de vida sedentário e estressante nos dias atuais é a causa de tensões, alterações comportamentais e emocionais nas pessoas. O fisioterapeuta Fernando Henrique Domingos, explica que a Reeducação Postural Global, conhecida como RPG é um método que trata das desarmonias do corpo considerando as necessidades de cada paciente, que reage de maneira diferente às agressões sofridas. “A RPG vai prevenir, curar e remediar os desvios posturais, tornando os movimentos corporais mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes”, explicou.

      Segundo o especialista, o método é indicado para pessoas que tenham dor na musculatura do esqueleto e/ou disfunção postural. Ele ressalta que o homem passou a assumir posturas cada vez mais prejudiciais ao corpo, deixando sempre para segundo plano a própria saúde. “A técnica vai promover um encontro do indivíduo com ele mesmo e reforçar a auto-estima”, lembrou.

        Ainda de acordo com o fisioterapeuta, é possível observar um aumento considerável de várias doenças relacionadas aos sistemas muscular, sensitivo e esquelético, mas que podem ser prevenidas ou tratadas com a prática da RPG, como a Hérnia de Disco, Lombalgia, Escoliose, Cefaléia tensional ou postural, Asma, Bronquite, Fibromialgia e outras. .

       Além disso, algumas medidas simples como trocar o colchão a cada cinco anos, pegar objetos no chão dobrando os joelhos e não a coluna e evitar uma mesma postura por períodos prolongados, se aplicadas no dia-a-dia, podem evitar problemas de postura e consequentemente dores.

Fernando Henrique Domingos de Souza - Fisioterapeuta graduado pela Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio, especializado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, pela Universidade Gama Filho, com formação em RPG (Reeducação Postural Global) e Sensações Somáticas desde 2002, e membro da Associação Mineira de Fisioterapeutas (AMF).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011