segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Saúde da cabeça aos pés

 
Não importa a cor ou o tamanho, os cabelos representam preocupação constante de homens e mulheres. Para mantê-los com boa aparência e saudáveis, é preciso mais que cosmético. A alimentação saudável é forte aliada.

Manter uma alimentação saudável e balanceada não é importante apenas para o corpo e para manutenção da boa forma. A saúde capilar está diretamente associada ao consumo de frutas, verduras e legumes.
 
Para a nutricionista Viviane Paixão, do setor de Consultoria da Galgani Farmácia de Manipulação, a alimentação saudável não interfere apenas na saúde dos cabelos, mas no funcionamento do organismo como um todo:

- Às vezes nos preocupamos apenas em consumir carboidratos, gorduras e proteínas, calculando os valores calóricos das refeições e acabamos nos esquecendo do mais importante que é o consumo de vitaminas e minerais que estão presentes nas frutas, legumes, verduras, lembra.

Paixão explica que os cabelos são estruturas protéicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. “Toda vez que falta algum desses nutrientes no seu corpo, os cabelos podem ter problemas”, afirma.

Para ela, carne, frango, peixes e ovos devem estar em quantidade suficiente na alimentação, pois os aminoácidos apresentam função estrutural, de manutenção e reparo dos tecidos.

Gorduras saturadas, gorduras de ácidos graxos trans, estresse, excesso de cafeína, bebidas alcoólicas, fumo e sedentarismo podem contribuir para a queda de cabelo.

Paixão explica que a aparência dos cabelos é de grande importância para a beleza e bem estar social, sendo considerada como parâmetro para indicar a saúde do indivíduo, tanto física quanto psíquica. “Se o organismo está funcionando corretamente e as emoções estão em equilíbrio, os cabelos refletem uma aparência saudável”, afirma.

Queda normal?

Em média, 100 a 150 fios de cabelos caem por dia e sua reposição se dá pelo ciclo de formação e crescimento do pêlo. Há a influência de fatores externos como calor excessivo local, traumas, exposição solar, água do mar, frio, vento, poluição, agentes químicos, escovação entre outros.

Mas, cabe estar atento. Paixão alerta que várias doenças acometem os cabelos e o couro cabeludo, podendo ocorrer devido à presença de causas internas ou devido aos agentes externos:

- Quando o corpo é acometido por doenças sistêmicas, por doenças psicológicas (estresse e fadiga) como: estresse físico (cirurgias, rápida mudança de peso), estresse emocional (doenças mentais, morte de um membro da família, problemas de depressão imunológica), medicações (altas doses de vitamina A e remédios para hipertensão), infecções, disfunções hormonais (anormalidades da tireóide, gravidez, pílulas anticoncepcionais, menopausa) e alterações nutricionais (anemias), alterações das glândulas sebáceas (produtoras de sebo) ou os cabelos podem interromper o seu crescimento ou apresentarem alterações de estrutura, enumera.

Para a dermatologista Letícia de Chiara, o mais importante é investir na qualidade da alimentação, evitando deficiência de vitaminas e minerais, o que pode deixar os fios secos, quebradiços e sem vida.

Leia a entrevista completa da nutricionista Viviane Paixão para o Portal através do link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário