segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Método terapêutico trata doenças através das orelhas

A técnica da auriculoterapia causa sensação de prazer e tranquilidade ao paciente



Desde a antiguidade, a medicina chinesa já considerava a orelha como um sistema de relação com todo o corpo humano. Acredita-se que o método terapêutico da “auriculoterapia” exista há aproximadamente 5 mil anos. Trata-se de uma técnica que utiliza a “orelha” para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades, por meio da utilização de agulhas, sementes, cristais e outros. Existem estudos que comprovam a liberação de substâncias que causam uma sensação de prazer e tranquilidade, por meio da técnica.

De acordo com fisioterapeuta e especialista em acupuntura, Júlio Cézar Dias Prado, as pessoas possuem várias zonas localizadas no corpo humano, com funções específicas de reflexos, como as mãos, pés, face, nariz, crânio, língua e outros. “Todos os pontos são ligados a diversas áreas do corpo, através dos canais de energia e do sistema nervoso. A técnica possui a vantagem de ser rápida, simples e sem efeitos colaterais”, completa.Por último, ele alerta que as aplicações deverão ser efetuadas com cautela em mulheres antes do quinto mês de gestação ou naquelas onde os abortos espontâneos são frequentes.  Já no caso de pacientes em estado de esgotamento excessivo, jejum prolongado, ou anêmico, recomenda-se o tratamento dos mesmos deitados, evitando-se estímulos muito fortes. 
O especialista explica que o diagnóstico se dá quando um órgão ou suas funções apresentam algum distúrbio. “A área auricular correspondente sofre uma alteração pigmentar, apresentando manchas, tubérculos, vascularizações, secura ou maior secreção sebácea. São sinais característicos da existência de desequilíbrio. Tornando-se extremamente sensível ao toque ou à aplicação de agulhas”, esclarece.
Segundo o fisioterapeuta, a auriculoterapia é utilizada como um potente analgésico, sendo que em alguns casos a dor pode desaparecer em poucos minutos. Também é indicada na redução de inflamações, para acalmar imediatamente alergias, erupções e outras afecções de pele. “Nos tratamentos de urgências como desmaios e insolações, em poucas horas, às vezes em minutos, consegue-se uma normalização da pressão sanguínea do paciente, além de abaixar a temperatura e harmonizar o organismo em estados febris”, completa.
 
Júlio Cézar Dias Prado: Bacharel em Fisioterapia pela UFMG é especialista em acupuntura e auriculoterapia. Ex-estagiário de fisioterapeuta do Cruzeiro do Esporte Clube, atua hoje na clínica Da Matta Fisio.



Informações:


Rua Paulo Nunes Vieira, 186 - Cidade Nova, BH/MG
Contato: (31) 3484-1857
www.damattafisio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário