segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os benefícios de uma boa alimentação na terceira idade


Especialista garante que uma alimentação equilibrada é a peça chave para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida

Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista Myrla Merlo explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.
 De acordo com a nutricionista, o idoso sofre com vários problemas para se alimentar, como a diminuição do paladar e da salivação, falta de dentes ou prótese, além das patologias intestinais, como a gastrite. “Esses problemas podem ser minimizados com o uso de temperos e ervas que deixam a alimentação mais gostosa e atraente. Também é importante hidratar o corpo para melhorar a salivação e cozinhar bem os alimentos para facilitar a ingestão e a digestão, o que vai ajudar quem sofre com a perda dos dentes ou prótese e de problemas intestinais”, esclarece.
 Uma boa alimentação pode ajudar também a evitar doenças e complicações que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.
 Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa é considerada idosa a partir dos 65 anos, mas alguns estudos mostram que há um declínio da massa magra a partir dos 40, sendo mais rápido após os 65 anos. “O ideal é que se tenha hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e atividade física, em toda a vida adulta”, acrescentou Myrla.
 A especialista lembra que uma alimentação adequada, acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma. 
Myrla Merlo: Professora do curso de pós-graduação de futebol da Universidade Gama Filho e de Nutrição do curso de árbitros da Federação Mineira de Futebol. Atendimento de personal diet em consultório e domicílio, ex-nutricionista esportiva e coordenadora de nutrição do Cruzeiro Esporte Clube (Profissionais e Categoria de Base), 2004 a 2011. Atual nutricionista clínica e esportiva da clínica Da Matta Fisio.
 Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857 begin_of_the_skype_highlighting            
Twitter: @damattafisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário