Falta de higiene bucal pode causar graves problemas de saúde em cães e gatos
Assim como nos seres humanos, cães e gatos precisam manter uma higiene bucal. O veterinário Luiz Fernando Lucas Ferreira explica que o ideal seria escovar os dentes deles, uma vez ao dia. “Essa é uma prática difícil de ser realizada, pela falta de tempo dos donos ou por causa da resistência dos animais que não aceitam, mas mesmo assim precisa ser feita”, lembra.
Segundo o especialista, uma vez que os dentes não são limpos, o acúmulo de matéria orgânica causa a placa bacteriana, em seguida o tártaro e por ultimo a doença periodontal. “Problemas renais, hepáticos e cardíacos estão diretamente relacionados com a saúde oral dos animais, além disso, uma cavidade oral sem cuidados vai gerar mau hálito e desconforto para conviver com eles”, acrescentou.
A frequência para cães e gatos irem ao médico veterinário e cuidarem da saúde bucal irá variar de acordo com cada paciente, que pode ser a cada seis meses ou uma vez por ano. Mas, de acordo com Luiz Fernando, o importante é aliar essa prática ao check up de exames que eles realizam periodicamente. “Para realizar o tratamento da cavidade oral como remoção de tártaro, polimento dos dentes e tratamento periodontal, o paciente deve ser anestesiado”, afirmou.
O veterinário esclarece que já existem técnicas anestésicas muito seguras para cães e gatos, jovens e idosos. Com isso, os animais fazem o tratamento sem sentir dor e voltam pra casa acordados.
Luiz Fernando Lucas Ferreira - Médico Veterinário formado pela UFMG. Mestre em Cirurgia pela Escola de Veterinária da UFMG. Professor de cirurgia e obstetrícia de pequenos animais do curso de Medicina Veterinária da PUC Minas, em Betim. Atua nas áreas ortopedia, oftalmologia, cirurgia geral. laserterapia e fisioterapia na clínica veterinária Professor Israel.
Informações:
Rua Raul Pompéia, 54 - São Pedro -BH/MG
Tel.:(31)3281-5242
Nenhum comentário:
Postar um comentário