quinta-feira, 7 de abril de 2016

Controle da obesidade é fundamental para o tratamento da diabetes

A diabetes é o tema central do Dia Mundial da Saúde nesse ano e um especialista explica qual a relação da doença com a obesidade e a importância do controle do peso para tratamento da diabetes.


O dia 7 de Abril é dedicado ao Dia Mundial da Saúde. Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), neste ano a data está centrada na diabetes, já que a força com que a doença está aumentando, principalmente nos países em desenvolvimento, chega a nível mundial. Atualmente, cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Os fatores que causam a doença são múltiplos, mas a grande parte desse aumento corresponde ao rápido crescimento da população com sobrepeso, incluindo inatividade física e obesidade.

O gastroenterologista Bruno Sander explica que a gordura corporal ou massa gorda é muito ruim para os pacientes diabéticos, já que compromete a absorção da insulina pelas células. Por isso, é tão importante para esses pacientes o controle e a perda de peso. “Além de conseguir manter mais facilmente os índices glicêmicos, assim é possível reduzir várias doenças e morbidades associadas ao diabetese até o controle total da doença”.

Além disso, ele garante que ter uma dieta alimentar equilibrada é crucial para o controle do diabetes. “Fazer exercícios regularmente também pode ajudar a baixar as taxas de glicemia e na perda de gordura corporal. Tanto insulina, quanto medicações orais podem ser utilizadas para o tratamento do diabetes”, completou Bruno.

Tratamentos para o controle do peso

Entre os tratamentos disponíveis para a perda de peso, o especialista indica o uso do Balão Intragástrico, que pode ser usado pelos pacientes diabéticos, desde que tenham o índice de massa corporal (IMC) maior que 27. “Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade, o Balão é colocado através da endoscopia e é um método não cirúrgico”, ressaltou o médico.

De acordo com ele, trata-se de um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação e é realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento dele dentro do estômago e seu preenchimento. Ainda segundo o especialista, o tratamento dura em média seis meses, mas pode-se deixar um pouco mais, dependendo da necessidade individual de cada paciente.

Dr. Bruno Sander – Médico cirurgião, especialista em gastroenterologia, endoscopia digestiva alta e em introdução e retirada de Balão Intragástrico. É responsável pela Clínica Sander, em Belo Horizonte.

Informações:
Clínica Sander
Contatos: (31) 8508-5000 ou 3588-1155

Déborah Ribeiro – Assessora de Comunicação
Letra Comunicação e Marketing

(31) 3564-7990 ou 8429-7565

Nenhum comentário:

Postar um comentário