quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como tratar as dores no joelho da melhor forma

Antes de recorrer a uma cirurgia, um especialista garante que é possível tratar as dores no joelho de maneira menos agressiva.


As dores no joelho são uma das queixas mais comuns ouvidas nos consultórios pelos médicos ortopedistas. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 15 milhões de brasileiros sofrem com dores no joelho, costas e ombros. No mundo, ela é a quarta enfermidade que mais reduz a qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ortopedista Otávio Melo, especialista em tratamentos do joelho, explica que essas dores podem surgir devido a problemas ligados a outras partes do corpo. “As dores nos joelhos têm diversas causas, sendo que elas podem variam de acordo com a idade e o grau de atividade de cada pessoa. Por isso, um especialista deve ser consultado, sempre que surgir uma dor que o anule de fazer qualquer atividade física, desde a mais simples até a prática de esporte, por exemplo. Assim, o médico poderá avaliar qual o melhor tipo de tratamento”.

Ele conta que muitos brasileiros imaginam e têm como primeira opção a cirurgia, como forma de tratamento da dor, mas ele garante é possível solucionar esse problema de maneira menos agressiva. “A ideia de que as doenças do joelho devem sempre ser operadas está cada dia mais ultrapassado. No caso de dores nos joelhos, a medicina avança no sentido de que os resultados de tratamentos conservadores possam ser tão bons quanto ou até melhores que os cirúrgicos, na maioria dos pacientes”, disse.

Se não forem devidamente tratadas, o médico ressalta que as doenças do joelho podem agravar, ao ponto de não ser mais possível realizar um tratamento apenas por meio de exercícios e medicamentos e tornando-se necessária a realização de cirurgias e colocação de próteses no joelho.

Prevenção

Para aumentar a resistência dos músculos que cercam o joelho e reduzir a sobrecarga, o especialista recomenda a prática de exercícios adequadas de acordo com o biótipo de cada pessoa, como a hidroginástica, caminhada, pilates e musculação, desde que seja realizada corretamente e com previa orientação médica. Ainda de acordo com ele, evitar fatores de risco como o sobrepeso, obesidade e sedentarismo são algumas das medidas preventivas que podem evitar as dores nos joelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário