terça-feira, 12 de abril de 2016

13 de abril: Dia do Beijo

Uma especialista explica que tanto o beijo social quanto o amoroso transmitem uma sensação de confiança e garante que ele oferece mais benefícios que malefícios para o corpo.



Um beijo sempre cai bem. Seja de um familiar, de uma criança, de um amigo ou de um casal apaixonado. É um momento de carinho que qualquer um adora e se derrete. Por isso, a prática ganhou até um dia comemorativo, a próxima quartafeira, dia 13 de abril.

O registro mais antigo do beijo vem da Índia. São textos em sânscrito de 3.500 atrás. Desde então, o beijo evoluiu e ganhou vários significados. “Dizem que o beijo seria a evolução das lambidas que o homem pré-histórico dava no rosto dos companheiros para suprir a necessidade de sal de seu organismo. Considerando tantos comportamentos similares no reino animal, especialmente entre primatas, pode-se supor que os humanos, de alguma maneira, sempre se beijaram”, disse a psicóloga e sexóloga Sônia Eustáquia da Fonseca.

A especialista declara que nós temos um instinto biológico muito forte que nos impulsiona a beijar outra pessoa, mas isso é também um comportamento aprendido e moldado pela cultura e pela própria experiência pessoal. “Em regiões onde não existe a tradição de beijar, da maneira como a entendemos hoje, há comportamentos que podem ser considerados similares, tais como lamber, esfregar e até mesmo assoprar, sempre com o mesmo propósito”.

Segundo a psicóloga, do ponto de vista psicanalítico o beijo é a recapitulação, de uma fase do desenvolvimento sexual infantil. “O primeiro contato de prazer e gratificação que um ser humano desfruta é com a boca no seio materno ou no bico da mamadeira nutritiva e saborosa. Essa lembrança de prazer fica marcada no inconsciente e sempre se deseja repeti-la. Por questões óbvias do desenvolvimento sexual infantil, esta fase vai se somando a outras até a adolescência, porém esta será sempre uma fase importante, onde o prazer é deslocado do primeiro objeto (peito) para outros objetos ou outras partes do corpo do (a) amante”.

Ela explica que tanto o beijo social quanto o amoroso transmitem uma sensação de confiança, mas que há algumas diferenças entre eles. “Estamos deixando outra pessoa invadir nosso "espaço pessoal". Entretanto, o beijo social evoluiu historicamente como um tipo de saudação, provavelmente por causa do jeito como nossos ancestrais usavam o nariz para agradecer ou demonstrar reconhecimento. Isso, em certo ponto, provavelmente passou a ser acompanhado de um selinho”, afirmou Sônia.

Benefícios do beijo

De acordo com a sexóloga o beijo oferece mais benefícios do que malefícios. “Embora o beijo possa transmitir bactérias e vírus, é algo relativamente seguro. Existe um número muito maior de germes que podem ser transmitidos por um aperto de mão. Através do beijo podemos criar vínculos entre as pessoas. O ato de beijar beneficia a mente e corpo. Ter vínculos fortes está ligado à melhora do relacionamento, sensação de bem estar, otimismo e a menos estresse. Além das calorias gastas em cada beijo”.

Mas, segundo a especialista é preciso ter cuidado já que o ato de beijar pode tornar-se um vício. “A dopamina é um neurotransmissor que atinge seu pico durante o beijo. É um tipo de droga natural, associada à recompensa, que nos faz sentir uma onda de euforia e desejo. Ela estimula os mesmos centros de prazer no cérebro que as drogas, nos fazendo querer mais e mais, como um vício”.

A psicóloga separou algumas curiosidades sobre o beijo, feita por uma empresa de pasta dental, com 115 americanos de 18 a 24 anos. Veja:

·         Pode acelerar a pulsação de 72 até 150 vezes por minuto (o normal é 60 a 80);
·         Um beijo queima de 3 a 12 calorias;
·         Movimenta cerca de 29 músculos faciais e 12 dos lábios;
·         278 colônias de bactérias são trocadas em um beijo, mas 95% são inofensivas;
·         Homens que despedem de suas esposas com beijo toda manhã vivem cinco anos mais do que os que não fazem;
·         O aeroporto de Nova Orleans estava tendo problemas com o atraso de voos, então colocaram cartazes pedindo aos passageiros que começassem a troca de beijos antes da chamada para o embarque;
·         Um em cada garoto deu seu primeiro beijo antes dos 10 anos de idade;
·         A opinião popular diz que para um filme fazer sucesso é necessário que haja beijos;
·         57% de mulheres não beijam homens mal cheirosos;
·         77% não beijam homens com mau hálito;

·         A mulher americana beija cerca de 79 homens antes de casar;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário