sábado, 26 de novembro de 2011

Todos os benefícios do iogurte

Conheça os benefícios do uso do iogurte na alimentação       

      Com dias tão desgastantes, a necessidade de um alimento rico em nutrientes e de fácil digestão é uma ótima pedida. A boa notícia é que esse alimento pode ser o iogurte natural, que é nutritivo e facilmente encontrado em supermercados em geral.

      "A facilidade de digestão gera um melhor funcionamento do intestino e, conseqüentemente, ajuda a manter a integridade da flora intestinal. E ainda há algumas fábricas que colocam fibras no produto para melhorar o funcionamento intestinal." diz a nutricionista Myrla Merlo.

       Além disso, o iogurte também é aliado quando se fala em perda de peso. Isso porque quando se dá preferência por um alimento rico em nutrientes, proteína e cálcio e que contém principalmente vitaminas A e do complexo B, o resultado vem com maior rapidez, segundo Myrla. Um dado importante é que em 100 ml de iogurte é oferecido cerca de 150mg de cálcio. O iogurte também possui de 8g a 10g de proteína, o que ajuda a saciar o apetite e ativar o hormônio leptina, responsável pela queima de calorias.

      Já quando se fala em ganho de massa, a utilização do iogurte natural vai ajudar na contração muscular, durante o exercício físico, fazendo com que a proteína fermente mais rapidamente e mantenha o carboidrato no músculo, o que vai auxiliar no desenvolvimento muscular.

      Outro benefício que o iogurte traz é o de auxiliar o sistema imunológico. Ele mantém a integridade da flora intestinal e, portanto, auxilia na prevenção de doenças vindas de más bactérias, afirma Myrla. A nutricionista acrescenta que se pode substituir o iogurte somente por outros laticínios (vitaminas, por exemplo). O ideal é que sejam consumidas ao menos três porções ao dia.

DICAS

- Nas receitas, substitua o creme de leite pelo iogurte natural. Segundo a nutricionista Myrla Merlo, não dá gosto e é muito mais nutritivo.

- Com as festas de fim de ano chegando, é comum cometermos exageros alimentares. Neste caso, o iogurte é recomendado para um desintoxicação no corpo após o excesso, já que é leve e nutritivo. E essa bebida ainda reforça a flora intestinal.

Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio para o Jornal O Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário