quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atletas de Final de Ano


Saiba quais os riscos e os cuidados para quem pretende iniciar uma atividade física
nesta época do ano e ficar em forma para o verão

        Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas querem deixar o corpo em forma para o verão. E essa pode ser uma boa oportunidade para iniciar uma atividade física, seja em academias ou por conta própria. Mas, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados.

       De acordo com o especialista em medicina esportiva Octacílio da Matta, para iniciar qualquer tipo de atividade física é necessário uma avaliação ortopédica, ela vai determinar a atividade adequada para cada pessoa. Também é preciso uma avaliação cardiológica, eliminando a possibilidade de patologias que contra-indiquem a atividade ou que restrinjam a mesma. Há ainda as avaliações nutricional e fisioterápica, que vão ajudar a alcançar os resultados almejados.

       O médico reforça, caso as orientações não forem seguidas é possível o aparecimento de lesões osteomusculares, como tendinites, estiramentos musculares, arritmias cardíacas e dores articulares por sobrecarga.

       Segundo o especialista, os exercícios devem ser regulares e progressivos, evitando impactos na articulação e respeitando as limitações físicas do praticante. Assim, é possível uma melhor adaptação do organismo e a diminuição do aparecimento de lesões. “Para quem está começando são indicadas atividades de baixo impacto, como bicicleta ergométrica, caminhada em esteira e exercícios na água, como hidroginástica e natação”, explicou.

        Por último, o médico ressalta a diferença da prática de atividades realizadas na praia ou em quadra, considerando o impacto e a regularidade do piso. “Na areia temos menos impacto, porém a irregularidade deste piso pode aumentar a possibilidade de lesões”, alertou.

Dr. Octacílio da Mata Lopes Jr. – Médico especialista em medicina esportiva e ortopédica. Ex-médico do Cruzeiro Esporte Clube atua na clínica Da Matta Fisio, Hospital São Camilo e Hospital Belvedere.

Informações:

Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857
Twitter: @damattafisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário