sábado, 19 de novembro de 2011

Alimentos ajudam a moldar o corpo

Certos alimentos ajudam a deixar o corpo em forma para o verão


         “O verão está quase chegando e, por isso, a preparação deve ocorrer o quanto antes”. É o que afirma a nutricionista Myrla Merlo quando o assunto é conseguir entrar em forma para a estação mais quente do ano. Segundo ela, uma preparação “em cima da hora” é muito drástica para o nosso organismo. Mas para quem já está se preparando, Myrla faz indicações de alguns tipos de alimentos que ajudam a manter a forma e outros que auxiliarão se você estiver modelando o corpo.

        Segundo a nutricionista, há certos alimentos que são ricos em gordura e devem ser evitados. Exemplos deles são óleos, alguns tipos de carne e derivados, gordura de porco, manteiga, margarina. E ela lembra que é necessário atenção porque até as carnes magras, como peixe e frango, se ingeridas com pele, podem se tornar muito calóricas.

         Além disso, ela orienta que não se deve eliminar as carnes vermelhas da dieta. “É preciso ter prioridade e saber equilibrar as coisas. A semana tem sete dias. Porque não dois com carne vermelha e cinco com carne branca? Não sou a favor de nada radical. Porque há vitaminas que só se encontram na carne vermelha com o B12 e o Ferro.”

        A nutricionista ainda lembra da importância de manter-se hidratado. “Água e sucos sem adoçantes (abuse das combinações de sucos de laranja com morango, abacaxi com hortelã”, indica. A hidratação vai contribuir para ativar o poder das fibras na regulagem do aparelho digestivo, eliminando toxinas e exterminando gorduras. E o abacaxi é muito bem-vindo. Ele contém vitaminas A, B, C e os principais sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, cobre e fósforo. Por consequência, vai favorecer a boa formação dos músculos.Myrla afirma que frutas, legumes e verduras em geral também são ótimas para a alimentação. Alguns exemplos são a maçã (boa parte da fruta contém água, o que faz o valor calórico ficar mais baixo, é rica em minerais, fibras, vitaminas e pobre em gorduras), aipo (baixas caloria e rico em fibras), brócolis e couve (contêm substâncias que estimulam as enzimas do fígado, o que também favorece a eliminação de gordura).

Outras dicas:

1) Evite bebidas gasosas e tente tornar as saladas mais atrativas. “Tempere-as usando salada de azeite e vinagre balsâmico, por exemplo”, completa a nutricionista.

2) Não se esqueça. Bom senso e dosagem são palavras-chave nesse contexto.

Fonte: Entrevista da nutricionista da clínica Da Matta Fisio Myrla Merlo para o Jornal Pampulha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário