segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alimentação regrada para o controle do diabetes

Nutricionista explica como deve ser a alimentação de um paciente diabético



         No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e o aumento do número de casos preocupa. No Brasil, estima-se que 11% da população acima de 30 anos tenha diabetes, com a tendência de que o número cresça nos próximos anos, por conta do aumento da obesidade entre os brasileiros. “O controle da doença se dá através da dieta, prática de exercícios físicos e em alguns casos com o uso de insulina ou hipoglicemiantes”, explicou a nutricionista Myrla Merlo.

           Segundo a especialista, a alimentação de pacientes diabéticos deve ser rica em fibras na forma de frutas e verduras, já que contribuem para a manutenção dos níveis normais de glicose sanguínea e reduz a quantidade de açúcar excretada pela urina. Além disso, é preciso priorizar o consumo de gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva e abacate ao em vez das saturadas como manteiga e gordura animal. “Com essa troca de gorduras, ocorre um aumento dos níveis de HDL (colesterol bom), diminuição da glicose sanguínea, redução da demanda de insulina e dos níveis de triglicerídeos”, ressaltou.

           Ainda de acordo com a nutricionista, é preciso ingerir com frequência frutas cítricas, já que são ricas em vitamina C, ajudando a aumentar a imunidade, alimentos diet e light, bastante água e evitar pular refeições. “Troque carboidratos simples (doces, massas) por carboidratos complexos (alimentos integrais), para um maior controle da glicose”, acrescentou.

            Um alerta! Se a doença não for controlada, várias complicações podem surgir com o diabetes, como a retinopatia diabética, segunda causa de cegueira do mundo, problemas de hipertensão arterial e de insuficiência renal, dificuldades de urinar, alterações no ato de evacuar, da digestão e outros, além da possibilidade de AVC e infarto.

Informações:

Da Matta Fisio
Rua Paulo Nunes Vieira, 186 Cidade Nova, BH/Minas Gerais
Contato: (31) 3484-1857
Site: www.damattafisio.com.br
Blog: www.damattafisio.blogspot.com
Twitter: @damattafisio

Nenhum comentário:

Postar um comentário