quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Brasil realiza 800 mil implantes dentários por ano


Mais do que uma questão de estética, a técnica elimina a angústia e promove um aumento da auto-estima

          A procura por tratamentos com implantes odontológicos vem crescendo no Brasil: 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são consumidos por ano no País, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo). Esse resultado é reflexo da boa fase da economia brasileira e das novas formas de crédito e financiamento para tratamentos odontológicos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a eles.

         Os implantes dentários são a opção ideal para quem deseja repor alguns, ou mesmo todos os dentes. A perda dessas importantes estruturas dá a pessoa uma aparência de envelhecimento prematuro e para muitos, causa angústia e perda da auto-estima. “Os benefícios estéticos e emocionais são mais importantes que os demais, para muitos pacientes”, afirma o especialista Arnoud Alves Bezerra.

        De acordo com o dentista, as taxas de sucesso são de aproximadamente 98% e a cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. “O tratamento é feito em duas etapas, sendo a primeira a cirurgia e em seguida a implantação da coroa dentária, de maneira indolor, graças ao uso de anestesia ou sedativo, com o acompanhamento de um anestesista”, explicou.

        Para muitos o verdadeiro desconforto é ter que usar uma prótese removível, já que sabem o quanto os dentes são importantes. Pessoas que usam dentaduras mastigam com somente 20% da força que teriam com seus dentes naturais. Já com os implantes é possível mastigar usando de 85% a 95% da força que teriam com seus próprios dentes. “Um problema comum nesses casos é a falta de estabilidade, mas a insegurança resultante da perda dos dentes naturais pode ser eliminada utilizando os implantes”, ressaltou.

       O especialista explica ainda que o tratamento pode ser realizado em quase 100% dos pacientes, já que as contra-indicações são temporárias, como em caso de gravidez. Além disso, a duração pode variar de três a seis meses, com exceção dos implantes instantâneos que ocorrem em até 72 horas, mas alguns cuidados devem ser tomados. “Após a cirurgia a alimentação deve ser mais pastosa, deve-se evitar exercícios físicos e demais atividades que podem colocar em risco o tratamento, além do uso de cigarros e bebidas alcoólicas”, alertou.

Dr. Arnaud Alves Bezerra Júnior - CRO MG 21099 - Graduado em odontologia UFMG, especialista e mestre em periodontia. Professor do curso de graduação em odontologia da FEAD.


Informações:

Clínica Odontológica Liberty Implantes
Avenida do Contorno, 7.205 – Lourdes – BH/MG
Contato: (31) 3297-9323

Nenhum comentário:

Postar um comentário