quinta-feira, 9 de março de 2017

A Mulher e seus múltiplos papéis na sociedade

Consideradas “Mulher Maravilha”, um dos maiores desafios que elas enfrentam, hoje, é conseguir gerenciar o próprio tempo e encontrar espaço para cuidarem de si mesmas.

A data de 8 de Março é dedicada ao Dia Internacional da Mulher, um dia para comemorar todas as conquistas alcançadas até hoje por elas. A proporção de famílias chefiadas por mulheres, segundo critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos. Em relação aos casais sem filhos, o índice de autoridade feminina passou de 4,5% para 18,3%; já entre os que possuem filhos, subiu de 3,4% para 18,4%.
Mas, hoje, em razão das diversas atividades realizadas pelas mulheres, um dos maiores desafios que elas enfrentam é conseguir gerenciar o seu tempo. Por isso, são consideradas como “Mulher Maravilha”, já que as responsabilidades e a carga de trabalho são cada vez maiores, principalmente as cobranças envolvendo família, trabalho, saúde, beleza e tantas outras.

A Master Coach Tuka Moreira, sócia-diretora na empresa Irmãs Coaches, em Belo Horizonte, explica que em meio a uma sociedade ainda machista a mulher moderna tenta cada vez mais se posicionar de forma firme. “Todavia, esta mulher herda de seus familiares e ou sociedade, comportamentos típicos de uma dona de casa a moda antiga, que tinha ou tem a “obrigação” de satisfazer as necessidades da família, leia-se, filhos, marido, afazeres domésticos”.

Cuidar de si mesma é fundamental

Segundo a especialista, as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres atualmente está em estabelecer prioridades, dividir responsabilidades, desenvolver resiliência para lidar com as pressões internas e externas que tanto angustiam. Por isso, encontrar tempo para de ‘cuidar de si mesma’ é fundamental. “Caso isso não ocorra, todas as áreas da vida vão ser prejudicadas pelo desequilíbrio emocional, por falta de planejamento e auto-estima, sentimento de culpa e menos valia quando perceber que o ‘tempo’ está passando e ela está agindo no piloto automático”.

Para aliviar o desgaste, a pressão diária e encontrar ânimo e mais leveza na vida, a consultora explica que é preciso levar em consideração cinco pontos que fazem as mulheres sentirem-se mais felizes:

1.    Ser presenteada;
2.    Ser tocada;
3.    Ser elogiada (palavras de edificação);
4.    Ser servida;
5.    Ter tempo de qualidade.


“Você pode comprar um presente que lhe faça feliz, pode fazer uma massagem relaxante, ir ao cinema ou teatro, buscar palavras de edificação até mesmo com um profissional que tenha habilidade em extrair e lhe falar suas características”, citou Tuka Moreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário