quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Saiba como evitar o inchaço das pernas no Verão

Especialista dá dicas para prevenir a sensação de desconforto das pernas neste período


Com o excesso de calor, as veias do corpo incham e podem acabar causando desconforto. As altas temperaturas, típicas do verão são prejudiciais à circulação sanguínea. Alguns problemas podem se agravar durante as viagens de férias, por exemplo. Mas, alguns cuidados podem auxiliar na prevenção de doenças circulatórias, principalmente nesta época do ano.

A angiologista Juliana Biagioni, especialista em cirurgia vascular, explica que as varizes são os problemas circulatórios mais frequentes. “No verão, devido ao calor excessivo, as veias podem ficar mais dilatadas, provocando piora dos sintomas como inchaço, queimação e sensação de peso nas pernas”.

Ainda de acordo com a especialista, outro problema circulatório é a trombose venosa, que ocorre quando há obstrução de uma veia por um coágulo sanguíneo, impedindo a passagem de sangue no interior do vaso. Além disso, ela acrescenta que pessoas portadoras de linfedema, um acúmulo anormal de linfa nos tecidos, que acomete na maioria das vezes os membros inferiores, também podem apresentar piora do edema neste período.

Cuidados nas viagens

A médica alerta que no verão, as viagens longas tendem a ser mais prejudiciais. “Isso acontece porque o passageiro permanece muito tempo na mesma posição, sem movimentar as pernas e, consequentemente, sem ativar a circulação sanguínea, seja nos trajetos de avião, carro ou ônibus”, disse Juliana.

Para evitar os desconfortos, a angiologista recomenda tomar bastante líquido, fazer atividade física, evitar permanecer várias horas na mesma posição, fazer períodos de repouso ao longo do dia (deitar com pernas elevadas em cima de 2-3 travesseiros), não fumar e evitar o consumo excessivo de sal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário