quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017


Quando nos tornamos pais e mães, nada mais é igual a antes. Afligimos-nos por coisas que antes acharíamos muito pequenas, nos emocionamos com um simples olhar, rimos com a risada do nosso filho. Não tem nada em nossa vida que se compare à importância de nossos filhos e seu bem estar.
Tomar decisões sobre eles é muito difícil, já que envolvem sentimentos misturados com definições mais pragmáticas. O fato é que essas decisões vão afetá-los diretamente por toda a vida e deverão ser muito criteriosas.
O primeiro grande dilema: colocar uma babá ou na escola por tempo integral?
Acreditamos que a escola realmente é a melhor escolha, já que a criança terá acesso a tudo que precisa em termos de cuidado e estímulos pedagógicos necessários ao seu desenvolvimento. Além disso, ampliará o convívio social, já que terá contato com outras crianças da mesma idade. Assim, receberá muitos estímulos dos professores e educadores, das brincadeiras, fará muitas descobertas, será incentivada a falar, a andar e a crescer de forma saudável! Vivenciará também uma rotina, o que na fase de 0 a 5 anos é fundamental para seu desenvolvimento e sua estruturação no tempo e no espaço.
Decidido pela escola surgem outras questões: Vou colocá-lo na escola, mas qual escola? Como escolher?
Para ajudar as famílias elencamos alguns critérios importantes na hora de escolher a escola ideal para o seu filho.
Registro de funcionamento: é muito importante saber se a escola é regulamentada de acordo a legislação do município, pois isto garantirá que o poder público acompanhe e fiscalize o cumprimento de todas as regras necessárias ao seu funcionamento, inclusive de segurança e higiene;
Filosofia pedagógica – Perguntar sobre a forma como a escola define a sua atuação, como se localiza dentro dos preceitos da pedagogia, qual linha de pensamento direciona a prática da escola e dos profissionais, ajuda na decisão da melhor escola. É muito importante escolher uma escola que se aproxima da visão da família, já que assim se cria uma coerência em volta da criança. Família e escola são parceiros na educação, por isso precisam dar diretrizes coerentes para os pequenos;
Espaço escolar: é importante que a escola tenha pátios externos onde a criança possa brincar de variadas formas e deixar seu corpo em movimento se desenvolver. As salas também devem ser amplas e arejadas, como também com boa iluminação. Observar se o espaço está adaptado à idade, com a segurança adequada e com livros, brinquedos, fantasias, entre outros, à disposição da criança.
Quantidade de crianças por adulto: Segundo o Conselho Nacional de Educação, cada adulto deve cuidar, no máximo, de seis a oito crianças de até 2 anos, de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 até 6 anos. Muitos pais podem temer algum descuido com o filho. No entanto, é preciso compreender que uma escola é bem diferente do zelo típico do ambiente familiar: lá as crianças vão ter de dividir a atenção e esperar em alguns momentos, mas há a vantagem de receber cuidados profissionais e conviver, desde cedo, com outras crianças da mesma idade.
Cuidados com a higiene: as normas sanitárias são muito importantes para a saúde das crianças, principalmente dos bebês. É importante perguntar sobre a periodicidade da higienização dos brinquedos, dos espaços e como funciona a higienização no berçário, que é mais específica. Entretanto, os médicos afirmam: “não é necessário ficar tão obcecada com a limpeza. Seus filhos precisam brincar no chão e se sujar. Faz parte do processo de crescimento.” Fonte: Pediatria em foco
Alimentação: A escola que oferece lanche ou almoço, em geral, conta com a vantagem de ter a orientação de um nutricionista ou uma equipe de nutrição. Assim, é oferecida uma alimentação balanceada e divertida. É uma preocupação a menos para a família. Além disso, o momento das refeições com os colegas é um aprendizado sobre o ritual de comer em público.
Formação: é bom observar a formação dos professores e educadores. Trabalhar com a Educação Infantil exige uma boa formação para se realizar um trabalho profissional e de qualidade.
Troca família e escola: Acreditando que escola e família são parceiros é necessário que conversem sempre que preciso, por isso a escola deve ser aberta e acolher a família, da mesma forma que a família deverá sempre buscar a escola quando algo a desagrada. Mas, o mais importante é ter confiança e sentir que o espaço está aberto ao diálogo. A família tem todo o direito e o dever de acompanhar sua criança ao longo de sua trajetória escolar. Quanto mais perto das experiências de seu filho melhor poderá contribuir para o crescimento deles!
Perguntar a si mesmo: O que quero para meu filho? O que estou procurando? Estar ciente do que procura e quais as condições necessárias, poderá ajudar a clarear as ideias na hora de escolher. Junto com as experiências de cada visita, isso será fundamental no momento de bater o martelo.
Assim, a escolha da escola ideal para sua criança não é tarefa fácil, mas com todas estas dicas, observações e questionamentos, esperamos ajudá-los neste momento tão importante. Pais e filho(s), deverão se sentir bem no ambiente escolhido. Seu filho deverá se mostrar aberto e com desejo de explorar e brincar. Vocês deverão estar seguros com os profissionais, com a organização da escola, com o clima do lugar. Isso dará a certeza que precisam para matricular o(s) filho(s) de vocês. Boa sorte!
Por Elessandra Helena Ribeiro - Professora e Coordenadora do Canguru Escola para Infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário