quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Terapia de compressão pode ser a solução para aliviar as dores nas pernas

Tratamento alivia dor, queimação e a sensação de pernas pesadas e cansadas.


A dor nas pernas é comum entre boa parte das pessoas e pode ter diversas causas. E uma solução para esse problema pode ser a terapia de compressão, uma eficiente técnica que atua na prevenção de problemas venosos com o uso de meias de compressão medicinais. Segundo a angiologista Juliana Biagioni, elas exercem uma pressão controlada nos membros inferiores, principalmente na região dos tornozelos, diminuindo gradativamente a dor em direção aos joelhos e coxas.

De acordo com a especialista, o tratamento é indicado para tratar problemas como flebite, trombose, em casos de pós-operatório de cirurgia de varizes e para alívio das manifestações de doenças venosas crônicas (dor, varizes, edemas, úlceras de perna, etc.). Além disso, ela acrescenta que também pode ser prescrito para prevenir problemas venosos durante a gravidez e viagens longas.

A especialista ressalta que apenas as meias de compressão graduadas (compreesão maior nos tornozelos com a diminuição gradual da pressão) contribuem para a prevenção e tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, casos acentuados de inchaços, pós-cirurgia de varizes e edemas de natureza linfática. Mas para que tenha efeito, a angiologista afirma que as meias precisam ser conservadas adequadamente para não perderem sua elasticidade. “Elas devem ser lavadas com sabão e nunca com detergentes. Cada paciente deve possuir pelo menos dois pares, para que um deles possa ser lavado após o uso”, alertou.

Cuidados ao usar

É preciso se atentar também para o modo de uso. “Para calçar a meia é aconselhável o uso de uma palmilha de seda, que facilita o deslizamento dela sobre o pé. Mas, é preciso tomar cuidado ao calçar ou de retirar à meia, pois é neste momento que é possível danificá-la com as unhas. Quando a meia puder ser calçada com facilidade deve ser substituída. Uma meia de compressão gradual de boa qualidade, com os cuidados e uso rotineiro, dura cerca de seis meses”, afirmou a médica.

Ela completa que não há efeitos colaterais no tratamento e as contraindicações são poucas. “É preciso evitar o uso das meias em casos como: doenças arteriais obstrutivas periféricas avançadas, insuficiência cardíaca congestiva, flebite séptica, dermatite úmida e neuropatia periférica avançada. Por isso, o ideal é consultar um angiologista para avaliar qual é o melhor tratamento para cada caso”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário