quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Outubro Rosa

Especialistas falam sobre como o apoio familiar e a fé são importantes para uma pessoa diagnosticada com a doença superar essa fase.


O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que neste ano apareçam 57.960 novos casos, com risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Essa doença não abala apenas a paciente, mas toda a família. Nessas horas é comum a mulher querer se isolar dos amigos e da família, correndo o risco de entrar em depressão devido a tristeza em receber o diagnóstico, além da baixa autoestima.

As Irmãs Coaches, Regiane e Tuka Moreira, analistas comportamentais e coaches, explicam que muitas mulheres têm dificuldades em se aceitar sem os cabelos, por exemplo, por isso o apoio familiar é fundamental. “Procurem estar mais presentes, façam programas diferentes como jantares ou um cineminha em casa mesmo. Qualquer movimento para deixar a mulher mais alegre e longe dos pensamentos sobre a doença é válido. É fundamental que ela saiba que não está sozinha e que é querida por todos”.

Outro grande aliado à superação durante o tratamento é a fé. Já está comprovado que fé e ciência caminham juntas. Na última década, uma série de estudos mostrou que os benefícios da fé à saúde têm embasamento científico. “Devotos vivem mais e são mais felizes que a média da população. Após o diagnóstico de uma doença, essas pessoas que possuem fé apresentam níveis menores de estresse e menos inflamações porque têm mais recursos internos para lidar com a doença. Sem falar que a fé precede a esperança!”, explicam Tuka e Rejane Moreira.

Tratamento X Emocional

As Irmãs Coaches afirmam que o pensamento positivo não muda uma situação, mas que ajuda muito. “Não adianta pensar que não irei perder os meus cabelos durante o processo que isso se tornará realidade, mas é um exercício para trazer mais força e esperança para quem está passando por esse momento tão delicado. Os pensamentos vão influenciar as minhas atitudes e, consequentemente, os meus resultados”, concluem.

Elas atentam também para o auto policiamento durante essa fase, não deixar que pensamentos negativos dominem suas emoções. Para isso, o contato com mulheres que estão passando pela mesma situação é essencial. “Também é fundamental conhecer histórias de sucesso, de mulheres que retomaram as suas vidas após o câncer e estão ainda mais realizadas hoje. Esse tipo de depoimento dá um gás e traz mais esperança, além de trocarem experiências”, garantem.


Tuka e Rejane concluem com uma mensagem de esperança para as mulheres que estão passando por essa fase. “Entenda que esse é um momento passageiro e, mesmo se tratando de uma doença grave, há muita as chances de cura. É importante ressaltar também que o câncer pode ser o divisor de águas na sua vida, marcando o início de um período de mais realização e gratidão. Você pode ficar olhando para trás e questionando o porque ou pode olhar para frente e pensar em o que fazer com a experiência que está vivendo. A escolha é sua!”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário