segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Resiliência no casamento é o segredo para evitar o divórcio

Setembro tornou-se o novo mês das noivas e casar ainda é um dos maiores sonhos de muita gente. Mas, além do fator emocional envolvido, muitos dilemas e conflitos podem ser gerados desde o início dos preparativos. Por isso, contar com a ajuda de um coach pode ser um diferencial na vida do casal.


O Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística - IBGE registrou 341,1 mil divórcios em 2014 no Brasil. Esse número aumentou 161,4% em 10 anos. Nem todo mundo consegue lidar com a definição de custos, gastos, orçamentos, tensão pré-nupcial, decisões antes e depois da cerimônia e com o estresse que isso causa, sem contar com a ansiedade e preocupação com a transição para uma vida a dois. E por causa disso, um momento que tem tudo para ser o mais importante da vida pode acabar sendo frustrante e isso pode refletir no início da jornada do casal. 

As Coaches e Analistas Comportamentais, Tuka Moreira e Regiane Moreira, da empresa Irmãs Coaches, em Belo Horizonte afirmam que 15 anos tem sido o tempo médio entre a data da união e a sentença de divórcio. “Nota-se que as pessoas têm subido ao altar com total despreparo do que vão encontrar na vida a dois. O casal não conversa antes, não fala abertamente sobre assuntos importantes como dinheiro, criação dos filhos, divisão das tarefas e até ter ou não um animal de estimação. São questões que trazem um desgaste para ambas as partes quando o assunto é levantado tarde demais”. 

O mês de setembro tornou-se o novo mês das noivas e são muitas as expectativas que envolvem esse momento. Para as especialistas, homens e mulheres se casam achando que o/a companheiro/a nunca vai mudar, mas com o decorrer dos dias percebem que não conhecem a pessoa com quem dividem a própria cama. “É claro que muitas pessoas optam por conversar, buscar ajuda de um especialista, e superar a crise o quanto antes, mas há uma grande parcela que opta em se separar e unir-se, posteriormente, com alguém menos complicado. Será?”. Elas ainda ressaltam que inclusive muitos casais têm subido ao altar já pensando na possibilidade de desfazer o relacionamento, caso a parceria não dê certo. “Eles não têm paciência de analisar onde está o problema e reparar o erro”, completaram. 

Como identificar que algo está errado e pedir ajuda?

É exatamente neste momento que o coach de relacionamento passa a ser fundamental para auxiliar o casal a equilibrar objetivos e expectativas, conciliar as necessidades, os desejos e os sonhos, respeitando a individualidade de cada um e ao mesmo tempo, construindo a história do casal de maneira mais leve. 

São vários os indícios de que algo está errado. As Irmãs Coaches listaram alguns que podem ajudar na auto-avaliação a fim de evitar um divórcio: 

Falta de romantismo como toques, abraços, beijos e afagos;
Seu parceiro demonstra falta de interesse em você ou nas suas atividades diárias. Ele não pergunta mais como foi seu dia ou compartilha os eventos do dia dele com você;
Qualquer assunto é motivo para discussões bobas;
Menos tempo de qualidade juntos, como passeios ao cinema;
Ausência de uma conversa franca com olho no olho;
Perda da admiração pelo companheiro;
Diminuição das relações sexuais;
Infidelidade;
Falta de respeito;
Desinteresse pela casa e família. O parceiro passa a se interessas por programações que não incluem você;
Situações externas, como problemas financeiros e no âmbito do trabalho, podem gerar complicações no casamento. 

Tuka e Regiane finalizam destacando que é possível que alguém queira se separar do seu companheiro consiga restabelecer o seu casamento novamente. “Todo mundo tem duas opções: Escolher uma nova pessoa ou casar-se com a mesma! O segredo é renovar o casamento, sempre! Voltar a namorar, a cortejar, a seduzir... Fazer programas diferentes e até uma outra lua de mel. Casamento não pode virar rotina e precisa ser cultivado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário