terça-feira, 17 de julho de 2012

Mitos e verdades sobre soluções de beleza difundidas na web

 
 
Mulher tem dessas: não pode usar um produto e ver que é bom que quer espalhar para todo mundo. Há exceções. Claro! Mas geralmente é assim que acontece. Os blogs de beleza são, por exemplo, fonte para quem quer comprar um produto e quer ler sobre ele. Quer melhor do que alguém testar algo e te falar os pontos fortes e fracos? Quando se trata de cosméticos, não há tanto problema em seguir indicações buscadas na internet, mas é preciso estar atenta quando os produtos têm funcionalidade duvidosa ou quando devem ser usados sob orientação médica.

Segundo o dermatologista e diretor da clínica Anova Estética, Carlos Rodrigo Miranda, é necessário procurar um médico para receber orientações.

Selecionamos alguns produtos que fazem o maior sucesso na internet e pedimos para o especialista comentar a real função de cada um. Confira:

Bepantol Solução misturado com creme para hidratar o cabelo:

Como é difundido: Nos blogs e fóruns de beleza, muitas meninas indicam o uso do Bepantol - aquele de usar em bebês - para dar hidratação nos cabelos.

Palavra do especialista: O d-pantenol ou vitamina B5 tem como ação na pele emoliente (umectante, hidratante) e fortalecedora sendo muito utilizada em queimaduras, dermatites das fraldas, lábios ressecados, mas para os cabelos ainda carece de estudos científicos comprobatórios. Mais um daqueles produtos que as pessoas acabam dando uma indicação adicional por conta própria e vira modismo.

Monovin A misturado ao shampoo para estimular o crescimento capilar

Como é difundido: Complexo de vitamina A, de uso veterinário, quando misturado ao shampoo, estimula o crescimento capilar.

Palavra do especialista: Somente o Minoxidil têm confirmação junto com o Alfa-estradiol para uso tópico com mecanismo de ação confirmado. Nenhum outro produto como vitaminas, extratos de plantas, anticoncepcionais orais adicionados a shampoos têm confirmação de ação. As pessoas usam por que o (a) amigo (a) está usando ou então lançaram na Internet ou porque tem revistas leigas falando que funciona e as pessoas acabam usando por influência destes mecanismos.

Pantogar complexo vitamínico

Como é difundido: Complexo vitamínico que estimula crescimento e unhas e cabelos.

Palavra do especialista: O Pantogar têm em sua composição: Cálcio, Cistina, Tiamina, Levedura medicinal, Queratina, Ácido Aminobenzoico, celulose, talco, magnésio, povidona, silício. É um produto que auxilia no crescimento dos cabelos, pele e unhas, sendo inclusive prescrito por médicos. O crescimento da queratina dos cabelos ocorre no bulbo piloso ou raiz dos cabelos e poderíamos acrescentar outros componentes como ferro, colágeno e zinco.

Bepantol pomada para hidratação labial

Como é difundido: Pomada indicada para assaduras infantis pode ser usada nos lábios para promover hidratação.

Palavra dos especialista: O d-pantenol é ótimo para lábios ressecados pois é emoliente (hidratante) e auxilia na regeneração celular.



Fonte: Jornal O Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário