quarta-feira, 25 de julho de 2012

26 de julho: Dia da Vovó

Especialistas explicam a importância da prática de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada para os idosos

            No dia 26 de julho, comemora-se o Dia da Vovó. Diferente de alguns anos atrás, hoje elas não resumem suas atividades em cuidar dos netos e fazer tricô, mas estão mais ativas, cuidando da saúde e do seu bem-estar.

            O especialista em medicina esportiva, o médico Octacílio da Matta Lopes Júnior, ressalta a importância da prática de uma atividade física na terceira idade. Ele explica que ao praticar exercícios o cérebro libera as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar para o corpo. Além disso, melhora a ativação e musculatura como um todo, previne a osteoporose, circulação das pernas e parte sistêmica, ou seja, cardiológica e cerebral.

            Segundo o médico, vários exercícios são recomendados nessa idade, mas é preciso buscar uma orientação médica primeiramente, para que a atividade seja adequada. “Após uma avaliação completa, recomendamos ao paciente, a prática de hidroginástica, pilates, caminhadas ou atividades específicas em academias de ginástica”.

            Ele alerta que é muito importante o uso adequado de roupas e calçados para a realização das atividades físicas, como calças, blusas, shorts, tênis e meias, para permitir melhor ventilação e flexibilidade durante os exercícios.

Alimentação

Na medida em que a idade chega, alguns hábitos alimentares devem ser adotados. A nutricionista Myrla Merlo explica que é preciso diminuir a ingestão de sal e gorduras, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes e água, além de ingerir uma quantidade adequada de leite e derivados de proteínas de alto valor biológico.

Uma boa alimentação pode ajudar a evitar doenças e complicações, que podem aparecer nessa idade, se não houver um controle. “Algumas doenças são mais comuns de aparecer nessa fase, como osteoporose, hipertensão, má absorção dos nutrientes, doenças cardiovasculares, prisão de ventre, obesidade e diabetes”, reforçou.

A especialista lembra que uma alimentação adequada acompanhada pela prática de uma atividade física é uma das peças chaves para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. “Assim, é possível diminuir a hipertensão arterial, aumentar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina, manter a força muscular e a densidade óssea, além de melhorar o humor”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário