quarta-feira, 4 de abril de 2012

Qual o efeito do chocolate para a pele?

Saiba que aquela história de que comer chocolate demais dá espinha, não é verdade!
Um dos grandes mitos a respeito da alimentação é aquele que diz que os chocolates podem provocar espinhas. Porém, os especialistas afirmam que essa história não tem fundamento. Segundo o dermatologista e diretor da clínica ANOVA Estética, Dr. Carlos Rodrigo Miranda, não há comprovações de que o chocolate traga algum problema para pele, como a acne.
O dermatologista esclarece que a Acne (popularmente conhecida como cravos ou espinhas) é uma doença inflamatória da pele causada pelo aumento da produção de sebo e que os alimentos muito gordurosos aumentam essa produção, deixando a pele mais oleosa. Além disso, o surgimento da acne também pode estar ligado a questões hormonais e nesse caso não tem nenhuma relação com o chocolate.
Nesses casos, para tentar amenizar um estado de ansiedade ou tensão, muitas pessoas acabam consumindo uma grande quantidade de chocolate. Por isso, o resultado pode ser o aparecimento de cravos e espinhas, mas não pelo chocolate em si, e sim pela alteração hormonal dessa condição de estresse. “Alguns pacientes relatam uma piora da pele e até o aparecimento de acnes, após a ingestão exagerada de chocolate”, contou o dermatologista.
Além disso, pesquisas comprovam que o chocolate escuro é rico em flavonoides, uma substância natural que combate o envelhecimento das células. Quanto mais amargo for o chocolate, maior a concentração dessa substância benéfica à nossa saúde. “O chocolate ajuda ainda na prevenção e atenuação das rugas, proteção da pele ao sol, hidratação e manutenção do tom uniforme da pele”, acrescentou o especialista.
Já outros estudos ainda não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. “O chocolate contém ainda vitaminas e sais minerais, como o ferro e o fósforo. Mas, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação, inclusive por pessoas saudáveis”, ressaltou o médico.
Dr. Carlos Rodrigo Miranda - Formado em Medicina pela UFMG, especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clinicas da UFMG, com curso de Medicina Estética pelo IUCAP Instituto Universitário Camargo Pedrosa. Diretor e dermatologista da clínica ANova.

Informações:
Clínica ANova Estética
Rua Nelson Soares de Faria, 459 – Cidade Nova – BH/MG
Contato: (31) 3482-1461

Nenhum comentário:

Postar um comentário