terça-feira, 29 de novembro de 2016

Novembro azul – Alimentação ajuda na prevenção do câncer

Manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e estabelecer uma dieta saudável ajuda a prevenir o câncer de próstata.


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma e acomete um a cada seis indivíduos.É tempo de conscientização sobre a saúde e nossos hábitos de vida. O Novembro Azul é o mês em que as discussões tão direcionadas aos cuidados com a alimentação, a saúde masculina em geral, e principalmente quebra do tabu que é o exame para detectar o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata afeta 60 mil homens por ano. Muitos desses casos podem ser facilmente evitados e combatidos com bons hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável. Quando os casos não são fatais, muitas vezes deixam sequelas importantes, como incontinência urinária e disfunção erétil. Para evitar isso, é necessário que a próstata seja examinada uma vez por ano a partir dos 45 anos.Algumas pesquisas registram que homens que abusam de bebidas alcoólicas e os fumantes têm maior risco de desenvolver a doença. Da mesma forma, obesos e homens com sobrepeso fazem parte do grupo de risco.

Por isso, a nutricionista, Nina Caselato afirma que manter o peso ideal, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e estabelecer uma dieta saudável ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas, inclusive, o câncer de próstata. De acordo com a especialista, alimentos processados como salsicha e peito de peru (ricos em nititos e nitratos), refrigerante, frituras, e até mesmo aquela carne queimadinha do churrasco podem, de alguma forma, favorecer o surgimento do câncer. A forma de preparo dos alimentos também pode influenciar. “Frituras e carnes de churrasco liberam hidrocarbonetos aromáticos que podem aumentar a chance incidência da doença. O ideal é consumir alimentos assados e grelhados em baixa e média temperatura”, afirma. 
                             
Prevenção

Em contrapartida, Nina afirma que alguns alimentos podem auxiliar no combate à doença. “Brócolis, chá verde, alho, frutas vermelhas, açafrão que atuam no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer. É recomendável consumir pelo menos algum desses alimentos todos os dias, de maneira regular”, explica.


Ela ainda recomenda que para quem esteja em tratamento, alimentos como alho, frutas vermelhas e azeite e a redução no consumo de alimentos com alto índice glicêmico como pães, bolos e açúcares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário