quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Como prevenir doenças circulatórias

Segundo o Ministério da saúde, cerca de 30% das mortes no Brasil estão relacionadas às doenças circulatórias.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as doenças circulatórias são as que mais matam pessoas no Brasil e no mundo. Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta para uma média de mais de 30% de mortes ao ano. A angiologista Juliana Biagioni, especialista em cirurgia vascular, explica que o sistema circulatório realiza o trabalho de distribuição de sangue e fluido linfático em todo o corpo. “Qualquer mau funcionamento das artérias e veias pode resultar em complicações que por sua vez pode afetar o funcionamento de outros órgãos”.

Essas doenças podem ser divididas em três grupos: as venosas, as doenças do sistema circulatório dos vasos linfáticos e as doenças circulatórias arteriais. De acordo com a médica, entre as doenças venosas, as mais comuns são a trombose venosa profunda, a insuficiência venosa e varizes. Nas doenças arteriais, destacam-se os aneurismas, doenças arteriais periféricas, acidentes vasculares cerebrais e infartos. “Esses três últimos causados principalmente pela aterosclerose que é o acúmulo de placas de colesterol na parede das artérias”, afirma.

Segundo a especialista, a frequência dessas doenças varia muito em relação ao sexo e idade de aparecimento. “Elas podem se desenvolver em qualquer idade, porém essa incidência aumenta com o avanço da idade e são mais prevalentes a partir dos 50 anos de idade. Algumas, como as varizes, são mais frequentes em mulheres devido à questão hormonal. Outras, como o acidente vascular cerebral e o infarto, apresentam uma incidência maior em homens”, afirmou.

Ela acrescenta que no verão, as pessoas que apresentam doenças venosas e linfáticas ficam um pouco mais expostas aos sintomas e às complicações, já que nesse período de calor, a tendência das pernas ficarem mais edemaciadas é maior e a sensação de queimação, peso e cansaço também se intensifica.

Prevenção e tratamento

A angiologista garante que existem várias formas de prevenir as doenças circulatórias em geral e as medidas mais importantes são:
  • Parar de fumar; 
  • Fazer atividade física e evitar o sedentarismo;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Combater a obesidade;
  • Manter a pressão arterial controlada;
  • Manter a glicemia e o colesterol dentro dos limites normais;
  • Evitar o stress;
  • Evitar permanecer muitas horas parado na mesma posição, seja sentado ou em pé. A cada duas horas, caminhar um pouco ou subir e descer alguns lances de escada;
  • Fazer Check-ups periódicos com seu médico;

Juliana ressalta que uma vez diagnosticada a doença circulatória, seja venosa, arterial ou linfática, é importante perceber que as medidas preventivas devem continuar sendo realizadas. “Não se pode relaxar com nenhuma delas, pois as doenças circulatórias são evolutivas, assim, devemos sempre evitar ao máximo sua progressão rápida”.

A médica lembra que os tratamentos clínicos são diversos. “Nas doenças venosas e linfáticas, é indicado o uso de medicações, meias compressivas e de drenagens linfáticas realizadas com o fisioterapeuta especializado. Nos casos arteriais, existem medicações que trazem benefícios a esses pacientes. Tratamentos cirúrgicos podem ser necessários, como a cirurgia de varizes, as pontes de safena ou próteses e os procedimentos hemodinâmicos”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário